Quarteira

Seminário do Polvo no âmbito da Semana do Polvo Quarteira 2018

O Seminário do Polvo no âmbito da programação da Semana do Polvo 2018 decorreu na manhã de hoje, 14 de setembro, no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, numa iniciativa da AEQV – Associação dos Empresários de Quarteira e Vilamoura e da Associação Armalgarve Polvo.

O Seminário contou com a presença de oradores de entidades do setor e de projetos no âmbito da temática.

A mesa da Sessão de Abertura contou com José Agostinho, presidente da Armalgarve Polvo; João Guerreiro, presidente da AEQV; a moderadora do seminário, Rita Pestana e o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto.

Seguiu-se o 1.º Painel, com as intervenções de João Gonçalves (Viana Pesca – Viana do Castelo), que falou da legislação relativa à temática da pesca do polvo; Fábio Matos (Universidade de Aveiro), apresentou o projeto europeu Cephs and Chefs; Florbela Soares (EPPOlhão – IPMA), abordou a temática da produção de polvo em aquacultura como contributo para a preservação da espécie; e Francisco Miguel Leitão (CCMAR – Centro de Ciências do Mar / Universidade do Algarve), que apresentou o projeto que está a ser preparado com vista a avaliar os crustáceos e os polvos na costa algarvia, envolvendo a comunidade piscatória.

Após as intervenções, teve lugar um debate relativo às matérias abordadas.

Passou-se ao 2.º Painel, com as intervenções de Teresa Coelho (Docapesca) que falou das oportunidades de produção e promoção do polvo; e João Pereira (DGRM – Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos) que defendeu uma gestão do polvo com o envolvimento de todos.

Seguiu-se novo período de debate.

O Seminário terminou com a sessão de encerramento que contou com a participação do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, que apresentou os últimos dados estatísticos relativos à captura e consumo de polvo nas lotas do Algarve e a sua evolução nos últimos anos. Fez ainda uma referência aos investimentos realizados ao longo deste ano em toda a costa algarvia, num total aproximado de 4,5 milhões de Euros de investimento. Apresentou ainda os investimentos a terem início nos próximos dias, num total superior a 5 milhões de Euros.

A iniciativa contou ainda com a presença de representantes da Autoridade Marítima, da Oceano Azul Foundation e outras individualidades.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira