Quarteira

FOMe – Festival de Objetos e Marionetas e Outros Comeres pela 1.ª vez em Quarteira

Pelas 18 horas de hoje, dia 16 de setembro, numa iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, descentralizaram-se as atividades do FOMe na cidade de Quarteira, na Praça do Mar, com o espetáculo “Punch and Judy”, por Clive Chandler (Inglaterra), um profissional com mais de 30 anos de experiência no teatro tradicional de marionetas. O “professor” Clive encenou uma performance muito ritmada e bem-humorada.

Meia hora depois, no mesmo local, foi a vez da companhia portuguesa de Vila do Conde, “La Fontana – Formas Animadas”, levar a palco um teatro de caraterísticas genuinamente populares, “onde os atores são bonecos que falam, dançam, brigam e, quase sempre, morrem”, explicam os autores de “Mamulengo Capiroto”, o espetáculo dos vila-condenses.

Esta forma de teatro tradicional é na sua essência praticada por artistas do povo, um teatro de características genuinamente populares, onde os atores são bonecos que falam, dançam, brigam e, quase sempre, morrem.

Mamulengo Capiroto vem dar continuidade ao projeto de investigação que o grupo vila-condense tem vindo a realizar sobre este teatro ao longo dos últimos 15 anos, refletindo e revelando de modo singular a relação entre esta manifestação e os seus congéneres em Portugal.

Encenação/Interpretação: Marcelo Lafontana // Cenografia e Figurino: Sílvia Fagundes // Técnica: Luva

Os espetáculos desta tarde em Quarteira contaram com a presença dos vereadores da Câmara Municipal de Loulé, Heloísa Madeira e Carlos Carmo e ainda Paulo Pires, programador cultural na autarquia louletana.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Veja também o VÍDEO 1, o VÍDEO 2 e o VÍDEO 3.

Categories: Quarteira