AGENDA

XIII edição do GIRO junta voluntários para preservar a Ribeira do Cadoiço, em Loulé | 12 de outubro

GRACE volta a promover a maior iniciativa nacional de voluntariado corporativo

A Associação Almargem, em colaboração com o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial, e o apoio da Câmara Municipal de Loulé, vai promover a acção de voluntariado para a limpeza de um troço da Ribeira do Cadoiço (entre a Cascata na Rua do Cadoiço e a Ponte dos Álamos).

A limpeza terá o seu foco essencial na remoção das plantas invasoras e lixo presente. Esta será a primeira de outras acções que decorrerão ao longo do percurso da Ribeira do Cadoiço e que se pretende estender até à sua Foz.

Um dos objectivos primordiais de acções como esta e acções de monitorização da qualidade ambiental do local é a de permitir uma renaturalização e vir a desenvolver um percurso pedonal e ciclável que venha a desenvolver-se ao seu lado, para que toda a população possa desfrutar deste espaço notável.

Na sua XIII edição, o GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial – desafia as empresas associadas a participarem num dia solidário que junta colaboradores em torno de uma causa, cujo tema desta edição é GIRO: em defesa do Património, considerando a temática do Ano Europeu e alinhada com a proposta da Comissão Europeia.

Cerca de 900 voluntários juntam-se no próximo dia 12 de outubro, sexta-feira, para limpar, recuperar e plantar zonas do património, naquela que é a maior iniciativa de voluntariado corporativo promovida em Portugal. A data da ação nos Açores está agendada para o próximo dia 19 de outubro devido às condições meteorológicas.

Os profissionais de cerca de 60 empresas trocam os seus locais de trabalho por onze ações distribuídas por zonas protegidas no Continente, Madeira e Açores para promover uma nova abordagem ao património cultural de uma forma mais inovadora e criativa.

No total realizam-se onze ações de preservação de património cultural em Santo Tirso, Quintandona (Penafiel), Sever do Vouga, Mata do Bussaco, Oeiras, Monsanto, Mouraria, Cais Palafítico, Loulé, Mata dos Bispos em S. Miguel – Açores e Ribeira Funda – Madeira.

Em cada zona protegida, o GRACE conta com o apoio de organizações locais dedicadas ao ambiente ou património: Projeto FUTURO – 100 Mil Árvores – CREPorto, Associação de Turismo da Aldeia, Município de Sever do Vouga, Fundação Mata do Bussaco, Semear, Parque Florestal de Monsanto, Renovar a Mouraria, Ocean Alive, Almargem, SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves) – Açores e Caminho Real da Madeira.

PROGRAMA DA XIII EDIÇÃO DO GIRO – 12 de outubro

GRANDE LISBOA

Parque Florestal de Monsanto, Miradouro de Montes Claros, Lisboa

Associação Renovar a Mouraria, Mouraria, Lisboa

Semear, INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, Oeiras

Ocean Alive, Cais Palafítico – Comporta, Tróia

NORTE

CREPorto, Centro Interpretativo do Monte Padrão, Santo Tirso

Aldeias de Portugal, Centro Interpretativo da Aldeia de Quintandona, Penafiel

CENTRO

Município de Sever do Vouga, Parque da Capela de S. Tiago, Sever do Vouga

Fundação Mata do Bussaco, Capelas e Ermidas da Mata do Bussaco

SUL

Almargem, Ribeira do Cadoiço, Loulé

MADEIRA

Caminho Real da Madeira, Ribeira Funda, Madeira

AÇORES – 19 de outubro

SPEA, Mata dos Bispos, concelho Povoação, São Miguel

Empresas GRACE participantes: Atlântica, A. Silva Matos, Accenture, Auchan, BSD Consulting, Central de Cervejas, Delta Cafés, Egas Moniz CRL, El Corte Inglés, Esposende Ambiente, Essilor, Eurest, everis, F3M, Fidelidade, Fundação BP, Fundação Montepio, Fundação PT, Gebalis, GA_P, Groundforce, Grupo CH, Grupo Sosua, Indaqua, Ipsos APEME, J. Walter Thompson, Klepierre, Lift Consulting, Lipor, McDonald’s, MichaelPage, Miranda, MLGTS, Moneris, NearSoft Solutions, Neya Lisboa Hotel, OCP, Pfizer, Portugália, Prio, Parques de Sintra- Monte da Lua, PwC, Quasar, Resiquímica, RTP, Sair da Casca, Santander, SDL, Servilusa, Sérvulo& Associados, Siemens, Super Bock Group, Trivalor, Universidade Europeia, Vale de Lobo, Via Directa, Vieira de Almeida & Associados, Widex e Xerox.

Instituições convidadas: Fundação Mão Amiga, Casaxiné Centro para a promoção e desenvolvimento Cultural de Quintandona

Universidades participantes no âmbito do projeto Uni.network: ISCSP, ISEL, Universidade de Aveiro, Universidade do Algarve.

Categories: AGENDA, Loulé, Nacional