AGENDA

Lagoa acolhe etapa final do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar – Ocean Racing | 20 de outubro

A Câmara Municipal de Lagoa, através dos seus Serviços de Desporto e Juventude, em parceria com o Kayak Clube Castores do Arade, vai realizar a 7.ª e última etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar – o “Praias de Lagoa – Downwind”, no próximo dia 20 de Outubro pelas 15:00, com partida na Praia Grande (Ferragudo) e chegada na Praia da Senhora da Rocha, estando prevista a participação de 180 atletas de todo o país e também de Espanha.

Campeões marcam presença em presença em Lagoa

A edição deste ano contará com a presença dos melhores atletas nacionais com destaque para Bernardo Pereira, o atleta júnior do Naval da Calheta, Madeira, que recentemente alcançou a medalha de Bronze nos Europeus de Ocean Racing em Vilajoyosa, Alicante, Espanha, e de João Ruivo do Naval de Sesimbra que, na categoria de seniores, também nos Europeus, alcançou o 14.º lugar e que conta já com o título alcançado este ano com 5 vitórias consecutivas. Nas mulheres é de destacar a presença de Sara Rafael, do CN Litoral Alentejano, também já campeã nacional e de Sofia Coelho, do Naval de Sesimbra, que venceu as duas últimas etapas e representou Portugal no Europeus de Ocean Racing onde alcançou o 12.º lugar.

“Praias de Lagoa DW –Downwind” com 5 Vencedores masculinos e uma Rainha feminina

Esta é a 6.ª edição da prova algarvia que curiosamente conta com 5 vencedores diferentes em absolutos masculinos em outras tantas edições, com a vitória da primeira prova para Luís Ventura do CC Setúbal, Nuno Brandão do Náutico de Milfontes venceu em 2014, Hugo Lima do Náutico de Fão foi o vencedor de 2015, o mítico atleta sul-africano Oscar Chalupsky venceu em 2016 e na edição passada foi o madeirense do Naval do Funchal, David Fernandes, que cruzou a linha de meta em primeiro lugar. Aguardamos com expectativa para saber se a 6.ª edição no trará o 6.º vencedor diferente ou se pela primeira vez um dos campeões anteriores repete a vitória.

Nas mulheres, a rainha da prova tem sido Sara Rafael do CN Litoral Alentejano com 5 vitórias em 5 edições, no entanto, Sofia Coelho surge em excelente momento de forma neste final de época pelo que se espera uma grande competição na prova feminina.

O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar

O Campeonato Nacional de Canoagem de Mar de 2018 é constituído por 7 Etapas e teve início em Oeiras e passou pelos Açores (Lagoa, ilha de São Miguel), Sesimbra/Setúbal, Vila Nova de Milfontes, Viana do Castelo/Esposende, Madeira (Funchal) e termina em Lagoa, Algarve.

Com vários títulos nacionais ainda em discussão a etapa de Lagoa será de consagração para os medalhados nacionais e no final da prova serão também entregues as medalhas e títulos nacionais atribuídos pela Federação Portuguesa de Canoagem.

Costa de Lagoa entre os melhores locais do país para a prática da Canoagem de Mar

A costa de Lagoa é um local privilegiado para a prática da canoagem de mar devido aos ventos predominantes da região, que criam excelentes condições de downwind para os atletas, em especial nos períodos da tarde.

As edições passadas foram consideradas pelos participantes como das melhores etapas nacionais com ondas em todo o percurso a impulsionarem as embarcações a grande velocidade em direcção à Senhora da Rocha.

A Canoagem de Mar – Ocean Racing

A canoagem de mar, onde são utilizados surfskis, é uma especialidade da canoagem em franca expansão em Portugal e na Europa, onde os atletas aproveitam as condições de mar e vento a seu favor, em percursos definidos em mar aberto, preferencialmente a favor do vento (downwind), com largada e chegada em diferentes locais.

Depois de bater recordes de participação no hemisfério sul, com a realização de regatas na Austrália, África do Sul e Havai, com cerca de 500 participantes, o surfski entrou em força na Europa ganhando cada vez mais adeptos. A nível internacional a canoagem de mar é conhecida por Ocean Racing. Portugal organizará o Campeonato do Mundo em Viana do Castelo em 2020.

Categories: AGENDA, Desporto, Lagoa