Quarteira

Concerto com os Music’Alta encheu a Igreja de N.ª Sr.ª da Conceição, em Quarteira

Concerto de Music’Alta encheu a Igreja N. S. Conceição, em Quarteira

Na noite de ontem, dia 14 de outubro, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Quarteira, encheu-se de público para o concerto de Music’alta, com instrumentos de “Alta Capela”, como as sacabuxas e as charamelas, mas também o alaúde e a gaita de foles, tambores e pandeiretas, entre outros.

No fim da atuação, a assistência brindou os músicos com uma prolongada ovação, aplaudindo de pé, pelo que os músicos voltaram para mais dois temas.

“Música de Altos Menistres – Danças e canções da Renascença” trouce algumas versões instrumentais de canções europeias do século XVI. No final da Idade Média e na Renascença, o termo “Menistres” designava o conjunto de músicos instrumentistas. Constituíam um grupo de músicos profissionais que trabalhavam para o rei, nobre, igreja ou poder municipal, de uma forma mais ou menos permanente. Estes eram muitas vezes multi-instrumentistas que formavam conjuntos relativamente autónomos.

Uma iniciativa inserida no XX Encontro de Música Antiga de Loulé “Francisco Rosado”, que decorre de 30 de setembro a 28 de outubro. No ano em que assinala duas décadas de existência, este que é um dos maiores eventos dedicados a este género musical em todo o país, dá realce a agrupamentos e intérpretes maioritariamente portugueses que se destacam no âmbito nacional e que, de uma forma ou de outra, passaram por edições anteriores deste festival.

No ano em que Loulé viu abrir portas a primeira escola pública de ensino especializado de Música no Sul do país, este Encontro ganha ainda maior importância.

Veja também o VÍDEO 1; VÍDEO 2

Categories: Quarteira