O Serviço Social do CHUA (Centro Hospitalar Universitário do Algarve) – Hospital de Faro promoveu o 10.º Curso de Voluntariado Hospitalar que contou com a participação de um casal de Quarteira, José e Dora de Faria.
O Voluntariado tem vindo a contribuir para uma melhoria no desempenho das tarefas que são consignadas aos agentes da saúde e órgãos instituídos nos hospitais. No seu esforço diário, procuram minorar os efeitos negativos da hospitalização, humanizando os contactos, apoiando os doentes, libertando o hospital de múltiplas tarefas, procurando assumir-se como um pólo de permanente consciência ética e cívica do próprio hospital.
Os hospitais, como locais de Dor, devem ser também locais de Esperança, de Solidariedade e de Respeito pela Dignidade Humana. É esta tarefa que os voluntários se propõem a cumprir.
A abertura do curso foi feita pelo Conselho de Administração do CHUA, pelo responsável do Grupo de Voluntariado da Unidade de Faro e pela presidente da Associação de Voluntariado “Elos de Esperança”, Fernanda Teixeira.
O curso prosseguiu com 5 conferências:
Conceito de Doentes e de Doença, pelo Dr. Tiago Branco, médico interno de formação específica de Medicina Interna do CHUA – Unidade de Faro;
Precauções Básicas e o Doente Hospitalizado, pela Enf.ª Ana Dora, enfermeira-chefe no GCL-PPCIRA (Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção e da Resistência aos Antimicrobianos) do CHUA – Unidade de Faro;
Boas Práticas em Contexto Hospitalar, pela Enf.ª Mariana Santos, enfermeira-chefe da Consulta Externa e Exames Especiais do CHUA – Unidade de Portimão;
Como Gerir as Emoções, pela Prof.ª Dr.ª Mariana Carvalho, psicóloga clínica do CHUA – Unidade de Portimão;
Voluntariado: Enquadramento e Legislação, pela Dr.ª Fernanda Teixeira, presidente da Associação de Voluntariado “Elos de Esperança”, do Grupo de Voluntariado do CHUA – Unidade de Portimão.
O curso terminou com a partilha de Experiências de Voluntariado pelo Grupo de Voluntariado do CHUA – Unidade de Faro e pela Associação de Voluntariado “Elos de Esperança” – Unidade de Portimão.
Por: Jorge Matos Dias




