Algarve

Quarteira presente no 10.º Curso de Voluntariado Hospitalar

O Serviço Social do CHUA (Centro Hospitalar Universitário do Algarve) – Hospital de Faro promoveu o 10.º Curso de Voluntariado Hospitalar que contou com a participação de um casal de Quarteira, José e Dora de Faria.

O Voluntariado tem vindo a contribuir para uma melhoria no desempenho das tarefas que são consignadas aos agentes da saúde e órgãos instituídos nos hospitais. No seu esforço diário, procuram minorar os efeitos negativos da hospitalização, humanizando os contactos, apoiando os doentes, libertando o hospital de múltiplas tarefas, procurando assumir-se como um pólo de permanente consciência ética e cívica do próprio hospital.

Os hospitais, como locais de Dor, devem ser também locais de Esperança, de Solidariedade e de Respeito pela Dignidade Humana. É esta tarefa que os voluntários se propõem a cumprir.

A abertura do curso foi feita pelo Conselho de Administração do CHUA, pelo responsável do Grupo de Voluntariado da Unidade de Faro e pela presidente da Associação de Voluntariado “Elos de Esperança”, Fernanda Teixeira.

O curso prosseguiu com 5 conferências:

Conceito de Doentes e de Doença, pelo Dr. Tiago Branco, médico interno de formação específica de Medicina Interna do CHUA – Unidade de Faro;

Precauções Básicas e o Doente Hospitalizado, pela Enf.ª Ana Dora, enfermeira-chefe no GCL-PPCIRA (Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção e da Resistência aos Antimicrobianos) do CHUA – Unidade de Faro;

Boas Práticas em Contexto Hospitalar, pela Enf.ª Mariana Santos, enfermeira-chefe da Consulta Externa e Exames Especiais do CHUA – Unidade de Portimão;

Como Gerir as Emoções, pela Prof.ª Dr.ª Mariana Carvalho, psicóloga clínica do CHUA – Unidade de Portimão;

Voluntariado: Enquadramento e Legislação, pela Dr.ª Fernanda Teixeira, presidente da Associação de Voluntariado “Elos de Esperança”, do Grupo de Voluntariado do CHUA – Unidade de Portimão.

O curso terminou com a partilha de Experiências de Voluntariado pelo Grupo de Voluntariado do CHUA – Unidade de Faro e pela Associação de Voluntariado “Elos de Esperança” – Unidade de Portimão.

Por: Jorge Matos Dias

Categories: Algarve, Quarteira, Saúde