Algarve

Saúde Mental debatida em Olhão | Construindo Pontes para a outra Margem

A AISMA-Associação de Intervenção na Saúde Mental do Algarve organizou as I Jornadas Internacionais de Psicologia “Olhão SaudávelMente” que, decorreram nos dias 19 e 20 de outubro na Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes e Real Marina Hotel & Spa, em Olhão.

Após a Cerimónia de Abertura, que contou com os representantes do Centro Distrital de Faro do Instituto da Segurança Social, Câmara Municipal de Olhão e da Junta de Freguesia de Olhão, o Convidado de Honra, Professor Doutor Saul de Jesus, Professor Catedrático de Psicologia e Vice-Reitor da Universidade do Algarve, apresentou a conferência “Construindo a Saúde e o Bem-estar” onde destacou programas de intervenção que têm vindo a ser realizados junto de pessoas, mas também junto de organizações, procurando o desenvolvimento de locais de trabalho mais saudáveis (“healthy workplaces”) e com maiores índices de satisfação e bem-estar dos colaboradores. Deu o exemplo da Universidade do Algarve, destacando algumas medidas que estão a ser desenvolvidas no sentido duma “UAlg + Saudável”.

O primeiro dia terminou com um Porto de Honra e degustação de muxama proporcionada pela Confraria do Atum de Vila Real de Santo António aos cerca de sessenta participantes.

No segundo dia, no Real Marina Hotel e Spa, ocorreu uma exposição de Posters “Ciência em Suspensão” e 17 comunicações orais de trabalhos de investigação, divididos em 5 painéis: Educação; Família e Comunitária; Investigação em Saúde Mental; Intervenção em Saúde Mental; Psicologia Positiva.

Ocorreu ainda o lançamento da revista AL-PSI, Revista de Investigação em Psicologia do Algarve que, pretende ser, uma forma de comunicação entre os investigadores e a comunidade.

Na cerimónia de encerramento, o Presidente da Direção da AISMA, Victor Hugo Palma referiu que, “Tudo faremos para que, a saúde mental, deixe de ser o “Parente Pobre da Saúde”, logo, os algarvios devem marcar esta data nas suas agendas, porque, para o ano, estaremos de volta com as II Jornadas Internacionais de Psicologia “Olhão SaudávelMente”.

Categories: Algarve, Olhão, Saúde