AGENDA

Loulé acolhe 1.ª Feira da Educação 2018, Integração e Cultura | 15 de novembro

A organização da 1.ª Feira da Educação 2018, Integração e Cultura, que irá acontecer no dia 15 de novembro, das 10h às 18h, visa permitir uma nova oportunidade de partilha entre os brasileiros no Algarve e algumas entidades oficiais que se farão representar no evento. Estarão presentes a Associação de Estudantes Brasileiros da Universidade do Algarve, a Câmara Municipal de Loulé, o Consulado-Geral do Brasil em Faro, a Escola Secundária de Loulé e a Fundação António Aleixo através do projeto Loulé sem Fronteiras que trabalha exclusivamente com Imigrantes de Países Terceiros.

Uma iniciativa do Conselho de Cidadãos Brasileiros junto ao Consulado-Geral do Brasil em Faro, que tem como missão fazer a ligação entre a comunidade brasileira e o Consulado brasileiro.

O ConCid terá uma mesa onde poderão ser esclarecidas questões sobre o Programa ENCCEJA, que é exclusivamente para brasileiros que desejam terminar o ensino médio à distância, equivalente em Portugal ao programa Novas Oportunidades.

A organização espera, com este 1.º evento, aumentar a integração dos jovens na comunidade escolar, informando-os dos serviços que têm disponíveis para apoio dos imigrantes do Algarve e, particularmente, no Concelho de Loulé.

O dia será preenchido por palestras, conversas e mesmo uma aula interativa diretamente com o Brasil.

A parte da manhã será focada nos jovens e nalgumas características e diferenças linguísticas e culturais. As conversas da parte da tarde serão abertas ao público e contarão com temas como Empreendedorismo pessoal com a Embaixatriz Roseana Aben-Athar Kipman; uma conversa sobre os CLAIM (Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes); e uma conversa sob o tema Presente e Futuro – Formação, Educação e Trabalho.

PROGRAMA

Experiências de Leitura – 2 brasileiras – 1 História “Amendoeiras em Flôr”

Local:  Biblioteca

Hora: 11h30  – Fundação António Aleixo

Apoio: Projeto Loulé sem Fronteiras e Turma Ação Educativa

Local:  Sala de Aula

Hora: 10h30 – 11h20

Apoio: ESL – Fernando Guerreiro “O Gajo dos Micros Contos”

Local:  Sala de Aula

Hora: 11h30 – 12h20 – Turmas da escola – Sala com Multimédia: Aula via Skype

Apoio: ESL – Projeto “Fernandópolis” – Sandra Ribeiro – Brasil

Palestras Tarde
Local:  Auditório Pequeno

Hora: 14H20 – 15h15

Apoio: CLAIN – João Serafim

Palestras: “Mudar de País: O impacto sobre as pessoas”

Local:  Auditório Pequeno

Hora:  15h20 – 16h05

Apoio: Embaixatriz Roseana Aben-Athar Kipman

Conversa/Palestra: “Empreendedorismo Pessoal”

16h05 – 16h20 – Pausa para Café

Local:  Auditório Pequeno

Hora:  16h20 – 17h45

Mesa: Saúl de Jesus Neves, Exmo. Vice Reitor da Universidade do Algarve, Fátima Cortes – Diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Faro, João Baracho -Diretor Executivo do Projeto CDI – Portugal, Câmara Municipal de Loulé e Escola Secundária de Loulé

Conversa sobre “Presente e Futuro – Formação, Educação e Trabalho ”

18h00 – Encerramento: Embaixador Igor Kipman, Selma Ferreira – ConCid Faro, Câmara Municipal de Loulé, Escola Secundária de Loulé

Categories: AGENDA, Loulé