Loulé

Ministro da Administração Interna em Almancil, Quarteira e Loulé, onde assinou protocolo para a nova sede do Comando Territorial da GNR

Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, esteve na sexta-feira, 9 de novembro, no Salão dos Paços do Concelho de Loulé, onde presidiu à cerimónia de assinatura do protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Loulé, a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana tendo em vista a celebração de um contrato interadministrativo para obras de construção do Comando Territorial da GNR.

Através desta iniciativa, serão construídas de raiz as novas instalações para o Comando Territorial da GNR de Faro, num terreno cedido pelo Município, na cidade de Loulé.

Esta obra enquadra-se no programa de modernização e operacionalidade das forças e serviços de segurança, promovido pelo Ministério de Administração Interna.

Naquele mesmo dia, o ministro Eduardo Cabrita, que se fez acompanhar pela secretária de Estado Isabel Oneto, visitou ainda algumas das obras em curso no Concelho de Loulé que têm em vista o reforço das instalações para as forças de segurança, proteção e socorro, nomeadamente as futuras instalações dos Postos Territoriais da GNR de Almancil e de Quarteira e a BAL – Base de Apoio Logístico de Quarteira.

Eduardo Cabrita sublinhou que a segurança é um elemento diferenciador que valoriza e qualifica Loulé, o Algarve e Portugal, adiantando que, neste momento, estão em obra um pouco por todo o país, 70 novas instalações de força e serviços de segurança. Foi feito recentemente, pela primeira vez, um concurso plurianual para aquisição de viaturas (cerca de 2.500), garantindo sanar as dificuldades existentes no parque automóvel das forças de segurança. Eduardo Cabrita revelou também que estão em formação 950 elementos para aumentar a capacidade dos grupos de intervenção, proteção e socorro.

Luís Botelho Miguel, Comandante-Geral da GNR, enalteceu a coordenação de esforços entre o Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Loulé e congratulou-se pela construção de raiz de uma infraestrutura destinada a receber o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana na Região do Algarve, dotando-o de instalações modernas e funcionais, contribuindo para um inequívoco contributo de mais e melhor segurança para esta região do país.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, salientou o valor público municipal e nacional investido e alocado ao dossier da segurança, que ultrapassa os cinco  milhões de euros, sem contar com o valor dos terrenos. O autarca louletano destacou ainda outro projeto, o Contrato Local de Segurança, defendendo que o mesmo irá ter as melhores consequências em termos de prevenção da segurança no Concelho de Loulé. Vítor aleixo revelou ainda a candidatura, já aprovada, para ampliar a Base Permanente de Helicópteros, cujo valor é de cerca de um milhão e meio de euros.

Categories: Loulé, Quarteira