Desporto

VILAMOURA | Nasceu uma Vila Olímpica em Portugal

Em pleno inverno, as melhores equipas de vela do mundo invadiram Vilamoura. O Centro de Estágios‘Vilamoura Sailing’ está a abarrotar de velejadores, treinadores  e equipas técnicas, vindos de todos os continentes que treinam arduamente, de olhos postos nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Um ano depois do seu nascimento, o Vilamoura Sailing tornou-se o principal centro de treino de vela da Europa.

É difícil chegar às instalações do Centro de Treino de Vela ‘Vilamoura Sailing’, localizado na Marina de Vilamoura, sem reparar nas inúmeras carrinhas estacionadas, com inscrições em dezenas de línguas.

O parqueamento está cheio, a rampa de acesso ao plano de água está a ser utilizada permanentemente e o horizonte ao largo de Vilamoura tem velas ao longo de todo o dia. São dezenas as equipas, oriundas de todos os continentes, que passaram a ficar em Vilamoura todo o inverno.

Fundado em fevereiro de 2017, o Centro de Treino de Vela de Vilamoura superou todas as expectativas e este inverno os números ainda estão a aumentar: «Para já, temos um aumento de 30%. Crescemos no número de velejadores,crescemos no número de barcos, crescemos no tempo de estadia das equipas,crescemos no espaço que a Marina disponibiliza e crescemos nos serviços que oferecemos», refere a direção do ‘Vilamoura Sailing’.

Esta temporada o ‘Vilamoura Sailing’ passou a disponibilizar ginásio apetrechado com todos os equipamentos para que as tripulações mantenham a performance física exigida, assim como um departamento médico especializado.

Aliás, boa parte do sucesso do Centro é resumido na frase da própria direção: «Somos os concierges da vela. A única preocupação das equipas é velejar. Tudo o resto, nós tratamos».

As mais influentes Federações de vela da Europa são as primeiras a indicar o ‘Vilamoura Sailing’ como local de eleição para treinos e estágios. As melhores equipas do mundo não hesitaram em se fixar permanentemente em Vilamoura, trazendo consigo várias centenas de pessoas.

Precisamente por ter aqui uma frota de luxo, a direção do‘Vilamoura Sailing’ decidiu organizar a 1.ª edição da prova ‘Portugal Grand Prix’.

Uma competição que está a decorrer neste momento e que reúne mais de uma centena de barcos das classes olímpicas Nacra 17 e 49er, as novas gerações de barcos à vela. 

A prova irá desenrolar-se em 2 fases – a primeira de 12 a 16 de dezembro 2018 e a segunda de 13 a 17 de fevereiro 2019. A ideia de pôr a competir as inúmeras equipas atualmente em estágio em Vilamoura foi tão bem aceite que o ‘Portugal Grand Prix’ irá ter mais participantes do que provas que contam para o ranking mundial.

Nesta nova época o ‘Vilamoura Sailing’ ganhou um  padrinho ilustre, Berrnardo Freitas. Com 28 anos, é um dos mais reconhecidos velejadores portugueses da atualidade, depois de marcar presença na Volvo Ocean Race e na Extreme Sailing Series.

Com o Centro de Treino de Vela ‘Vilamoura Sailing´ Portugal entrou definitivamente na rota dos eventos mundiais de vela.


Vilamoura Sailing

Categories: Desporto, Quarteira