Desporto

VELA | 1.ª fase do Portugal Grand Prix Vilamoura já tem vencedores

Em pleno inverno, as melhores equipas de vela do mundo invadiram Vilamoura. O Centro de Estágios ‘Vilamoura Sailing’ está a abarrotar de velejadores, treinadores  e equipas técnicas, vindos de todos os continentes que treinam arduamente, de olhos postos nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Aproveitando estas presenças, o Centro de Treino de Vela ‘Vilamoura Sailing’ decidiu promover uma prova, denominada Portugal Grand Prix Vilamoura, aberta às classes olímpicas Nacra 17, 49er e 49er FX. A prova desenrola-se em 2 fases – a primeira de 12 a 16 de dezembro 2018 e a segunda de 13 a 17 de fevereiro 2019. A ideia de pôr a competir as inúmeras equipas atualmente em estágio em Vilamoura foi tão bem aceite que o ‘Portugal Grand Prix’ está a termais participantes do que provas que contam para o ranking mundial.

Esta primeira fase ditou os seguintes vencedores, que receberam troféus em cortiça portuguesa, em nome do ambiente:

A dupla Lin Lin / Cp CP, da Dinamarca, venceu a classe Nacra 17.

A dupla espanhola Diego Botin Le Chever / Iago Lopez Marra foi a grande vencedora da classe 49er.

Finalmente, o triunfo na classe 49er FX coube à dupla holandesa campeã mundial Annemiek Bekkering / Annette Duetz.

Confira todos os Resultados.

Um ano depois do seu nascimento, o Vilamoura Sailing tornou-se, assim, o principal centro de treino de vela da Europa.

O balanço deste primeiro ano foi feito pelo diretor do ‘Vilamoura Sailing’, Nuno Reis, em conferência de imprensa, no último dia de prova.

Uma conferência de imprensa que contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Loulé, Pedro Pimpão, do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, da diretora da Marina de Vilamoura e vogal da Inframoura, Isolete Correia e do presidente da Inframoura, José Miguel, entre outros.

Fundado em fevereiro de 2017, o Centro de Treino de Vela de Vilamoura superou todas as expectativas e este inverno os números ainda estão a aumentar: «Para já, temos um aumento de 30%. Crescemos no número de velejadores, crescemos no número de barcos, crescemos no tempo de estadia das equipas, crescemos no espaço que a Marina disponibiliza e crescemos nos serviços que oferecemos», referiu Nuno Reis.

Esta temporada, o ‘Vilamoura Sailing’ passou a disponibilizar também um ginásio apetrechado com todos os equipamentos para que as tripulações mantenham a performance física exigida, assim como um departamento médico especializado.

Aliás, boa parte do sucesso do Centro é resumido na frase da própria direção: «Somos os concierges da vela. A única preocupação das equipas é velejar. Tudo o resto, nós tratamos».

Texto: Jorge MatosDias / PlanetAlgarve

Fotos: Pedro Monteiro / PlanetAlgarve

Fotos dos pódios: Vilamoura Sailing

Categories: Desporto, Quarteira