Loulé

Grupo de Dança Arabesque levou Sonhos de Natal ao Cine-Teatro Louletano

O Grupo de Dança “Arabesque”, de Quarteira, dirigido pela Prof.ª Larisa Shumskaya, inundou o palco do Cine-Teatro Louletano, em Loulé, com Sonhos de Natal.

O espetáculo de dança teve lugar na quarta-feira, 19 de dezembro, e mais uma vez este fantástico grupo mostrou toda a sua qualidade, graciosidade e encanto.

Larisa Shumskaya, formada pela Universidade de Artes de Tombov (Rússia), na vertente de Coreografia, foi bailarina profissional no Grupo Estatal de Dança “Cossacos da Rússia”, entre 1993 e 2003. No mesmo período, lecionou ballet clássico, dança contemporânea e jazz, na Escola de Artes de Lipetsk.

No ano de 2004, começou a lecionar aulas de dança em Portugal e, neste momento, é a professora responsável pela Escola de Dança Arabesque, que já conta com mais de cinquenta alunos. Nesta escola, é possível aprender as mais variadas vertentes de dança, tais como ballet clássico, jazz, dança contemporânea, moderna e caráter.

A Escola de Dança Arabesque participa, todos os anos, em festivais e concursos locais, tendo, este ano, marcado presença no Festival de Artes de Albufeira, no Concurso Dançarte (tendo arrecadado o 2.º lugar na vertente infantil, estilo jazz), na Celebração do Dia Mundial da Dança em Faro e no VII Festival Internacional de Dança – Arte Sem Fronteiras.

Por outro lado, esta escola participa assiduamente nas celebrações da comunidade quarteirense, atuando em diversos eventos como, por exemplo, as comemorações do Dia da Cidade, os Santos Populares de Quarteira ou o Halloween, entre outros.

Os grandes objetivos da Escola de Dança Arabesque passam por fomentar o gosto pela dança e pelas artes nos seus alunos e na comunidade local, desenvolvendo, ao mesmo tempo, relações de amizade, entreajuda e respeito entre todos os bailarinos da escola.

Texto: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Fotos: Sílvia Bonixe

Categories: Loulé, Quarteira