Quarteira

Quarteira acolheu pela 4.ª vez a única Consoada de rua do país, recriando o verdadeiro espírito de Natal

A cidade de Quarteira está a acolher esta noite, 24 de dezembro, pelo 4.º ano consecutivo, a única Consoada de rua do país. Numa iniciativa de Miguel Baptista, inserida no Projeto Zero, a ceia de Natal tem lugar no Largo do Centro Autárquico, inundado pelo verdadeiro espírito de Natal, despertando o melhor que há dentro de cada um de nós.

A iniciativa contou com a generosidade dos quarteirenses e de algumas empresas com dádivas de alimentos, com os quais se fez a ceia e ainda vestuário, calçado e brinquedos, à disposição dos mais necessitados.

O serão, que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, incluiu música ao vivo com Fabian e Sílvio, para além de outros espontâneos.

Miguel Baptista falou aos presentes, revelando: “Não temos nada programado. Esta iniciativa acontece pela boa vontade e ajuda das muitas pessoas que vão aparecendo, saindo da sua zona de conforto e contribuindo com o que podem dar. Ano após ano, sentimos que estamos a criar uma onda de calor humano cada vez maior, cada vez mais solidária. Temos consciência que falamos apenas de uma noite, de um ato isolado mas estamos a trabalhar para algo mais constante no dia a dia de todas estas pessoas. Este é o 4.º ano que fazemos isto. Acho que estamos todos de parabéns. Estamos aqui em família e há uma coisa que eu queria ressalvar aqui: Estas coisas só são possíveis graças a todas as pessoas que estão aqui presentes, por acreditarem que é possível fazer a diferença e há aqui algumas pessoas para as quais eu peço uma salva de palmas. São pessoas que trabalharam incansavelmente porque aquilo que vocês estão a ver aqui é apenas uma amostra do trabalho realizado. São pessoas que estiveram aqui incondicionalmente de alma e coração para vocês todos”.

De referir que a iniciativa despertou sentimentos em pessoas um pouco de todo o lado, tendo estado na ceia pessoas de vários locais do Algarve e do país e ainda turistas e imigrantes do Brasil, Ucrânia, Reino Unido, Espanha, Havai, Gana, Índia, Alemanha, África do Sul e uma grande comitiva do Nepal, entre outras nacionalidades.

A iniciativa contou com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Quarteira.

Veja também: VÍDEO 1; VÍDEO 2; VÍDEO 3; VÍDEO 4.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira, Social