Este novo desporto canino começa a dar as primeiras cartas em Portugal e tem cada vez mais adeptos. O Algarve estreia-se pela primeira vez na organização de uma prova da modalidade.
Qualquer cão de qualquer raça, tamanho ou idade pode participar! É rápido, simples e divertido e promete atrair um grande número de participantes. Falamos da nova modalidade desportiva canina que estará em destaque, este fim-de-semana, no Algarve.
É a primeira vez que o Algarve organiza uma prova de «Dog Puller», um novo e entusiástico desporto canino que tem cativado cada vez mais praticantes no país. A primeira prova do ano do campeonato nacional terá lugar na escola de treino canino Iron Dog Algarve, em Quarteira, no próximo domingo, dia 13 de janeiro, a partir das 10 horas, e promete juntar mais de uma dezena de participantes.
De acordo com Gyöngyi Pánczél, 32 anos, fundadora da Dog Puller Portugal, este desporto consiste «desenrrola-se em torno de único objeto: o Puller», um género de anel roxo. Uma «ferramenta de treino interactiva que proporciona um treino eficaz e completo, com recurso à força, coordenação e resistência, e que fortalece a relação entre cão e humano», explica.
Gyöngyi Pánczél mudou-se para Portugal há três anos e desde então que se tem dedicado à promoção da modalidade. Defende, sobretudo, que o Dog Puller «ajuda a facilitar a motivação e autocontrolo dos cães».
No próximo domingo, em Quarteira, os cães irão competir em duas categorias de 90 segundos: o Puller Running e Puller Jumping.
Para quem desejar preparar-se melhor para a competição e saber mais sobre este desporto canino, também terá a oportunidade de o fazer no dia anterior, sábado, 12 de janeiro, uma vez que a organização irá realizar previamente um workshop sobre a modalidade nas instalações da Quinta dos Patudos, em Messines, entre as 10 e as 13 horas. «Este workshop será uma mistura entre componentes teóricas e práticas, onde os instrutores terão tempo para trabalhar com todos os participantes e os seus cães de forma individual, bem como aprender mais sobre o Puller enquanto ferramenta de treino multifuncional».
Sobre a estreia do
Algarve e a escolha da Iron Dog Algarve para acolher a primeira prova do
campeonato nacional de Dog Puller do ano, a fundadora da modalidade em Portugal
explica que «o Dog Puller Portugal seleciona cuidadosamente as instalações onde
organiza as competições, tendo como base os tamanhos e as condições gerais dos
campos. A escola Iron Dog Algarve, em Quarteira, tem um excelente campo relvado
em boas condições e reúne todas as condições fundamentais para receber este
evento. Convidamos todos os amantes e donos de cães a assistirem à competição,
a sentir a atmosfera, e desfrutar do entusiasmo dos cães durante a prova».
Gyöngyi explica que «o evento irá começar com a categoria de ‘Puller Running’
em diferentes categorias como puppy, mini, maxi, drive, veterano. Após o último
competidor, haverá uma pausa de 45 minutos, e em seguida, iniciar-se-á a
disciplina de ‘Puller Jumping’. A entrega dos prémios está marcada para as 14h30».
A participação na competição tem um custo de 6 euros por uma disciplina de corrida ou salto, ou de 10 euros para ambos. A inscrição deverá ser feita na página do evento até à meia-noite de sexta-feira através do endereço facebook.com/events/235676020665817. A inscrição no dia da competição também é possível, mediante o pagamento de mais 2 euros. A entrada para assistir às provas é livre.
O Dog Puller foi criado em 2012 e rapidamente se espalhou por todo o mundo, chegando a Portugal em 2017. No primeiro campeonato em Portugal (2017-2018) contou com 35 cães a competir em diferentes categorias e, «nesta temporada existem já mais participantes e a competição será ainda mais emocionante», sublinha Gyöngyi.
Para mais informações sobre o Dog Puller Portugal visite a página do Facebook https://www.facebook.com/dogpullerportugal/ ou o https://www.instagram.com/dogpullerportugal/.







