O Projeto Loulé Sem Fronteiras, no âmbito da sua ação de integração de imigrantes nacionais de países terceiros, apoiou a dinamização de mais uma iniciativa promovida pela Associação NRNACC – Algarve (Associação de Nepaleses Residentes no Algarve).
Desta vez, cerca de 25 adultos nepaleses participaram de forma ativa numa ação de cidadania para a saúde – Dádiva de Sangue, no Serviço de Imuno-Hemoterapia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve.
Eram 08h30 da manhã e já começavam a reunir-se na entrada das instalações hospitalares imigrantes nepaleses residentes em Quarteira / Vilamoura, Albufeira e Monte Gordo.
Esta ação conjunta contou com uma representação bem evidente de imigrantes nepaleses residentes no distrito algarvio. Caso mesmo para dizer: “Exercício da cidadania ativa e participativa sem fronteiras!”.
O objetivo desta ação cívica prendeu-se com o espírito de “ajuda ao outro”. As dádivas colhidas contribuíram significativamente para reforçar o banco de sangue desta unidade de saúde e proporcionar melhorias aos beneficiários doentes deste serviço.
Salientar também que toda a ação contou, desde o primeiro momento, com o envolvimento e organização das alunas estagiárias Ana Rita Mendes Marcelo e Susana Isabel da Conceição Guerreiro, do Curso Licenciatura de Educação Social, da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, no âmbito da unidade curricular Práticas III, desenvolvida semanalmente no Projeto Loulé Sem Fronteiras – Fundação António Aleixo, em Quarteira.
Obrigado a todos os imigrantes envolvidos.
Um obrigado especial a toda a equipa do Serviço de Imuno-Hemoterapia do Centro Hospitalar Universitário do Algarve. Incansáveis! Dedicados! Profissionais!
Juntos por uma Causa Nobre! Apoiar o Próximo!
Texto: Nelson Horta, coordenador do projeto Loulé Sem Fronteiras
Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve








Vasco Cary e Nelson Horta, do projeto Loulé Sem Fronteiras 






1 reply »