Desporto

Vilamoura Sailing recebeu a visita do Secretário de Estado da Juventude e Desporto

João Paulo Rebelo viu ontem (9 de fevereiro) com os seu próprios olhos a ‘vila olímpica’ que nasceu em Vilamoura e sentiu, a bordo de uma embarcação, os ventos que estão a atrair as melhores equipas do mundo da vela.

Já ao largo da costa de Quarteira e Vilamoura, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto teve a oportunidade de cumprimentar e conversar com os velejadores portugueses das várias classes olímpicas, numa altura em que está a decorrer a 2.ª fase da competição ‘Portugal Grand Prix’.

João Paulo Rebelo foi recebido pelo diretor do Vilamoura Sailing, Nuno Reis, num momento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo; do vice-presidente Pedro Pimpão; Isolete Correia, diretora da Marina de Vilamoura e representante da VilamouraWorld; João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve; Custódio Moreno, delegado regional do IPDJ; e Leonel Silva, em representação da Inframoura, entre outros.

Estão neste momento, em Vilamoura, 430 velejadores vindos de 21 países. Às longas semanas de treino e estágios que têm realizado no Centro de Treino de Vela ‘Vilamoura Sailing’, juntam agora a participação na 2.ª fase da prova «Portugal Grand Prix», que decorre de 13 a 17 de fevereiro.

A 1.ª fase decorreu em dezembro e o êxito foi tão grande que a World Sailing, Federação Internacional de Vela, decidiu aprovar a candidatura apresentada para que a prova fosse incluída no Ranking Mundial das classes 49er, 49er Fx e Nacra 17.

Desta forma, o «Portugal Grand Prix» passa a ser pontuável para o ranking mundial, o que torna esta prova ainda mais atrativa para os velejadores.

‘Uma conquista assinalável e sem precedentes, sendo esta a única prova em Portugal a contar para o mais importante Ranking Mundial de Vela. A atribuição desta classificação WS50, vem coroar o trabalho excepcional feito por toda a equipa do Vilamoura Sailing e da Marina de Vilamoura’, afirmou Nuno Reis, da Direção do Vilamoura Sailing.

Na 2.ª fase da prova participam 122 equipas das classes olímpicas Nacra 17, 49er e 49er FX, acompanhados por 46 treinadores. De destacar que entre os velejadores inscritos encontram-se 6 medalhados olímpicos, 12 campeões do mundo e 14 campeões da Europa.

Assim que as equipas olímpicas terminarem a competição, será a vez de cerca de uma centena de embarcações de Laser Standard, Laser Radial e RS:X darem inicio à Vilamoura Coach Regatta.

Nas águas de Vilamoura, João Paulo Rebelo teve oportunidade de ver em ação uma verdadeira frota de luxo, composta por equipas que há vários meses escolheram Vilamoura para treinar arduamente, a maioria de olhos postos nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

Veja também: VÍDEO 1; VÍDEO 2; VÍDEO 3

Categories: Desporto, Quarteira