Quarteira

QUARTEIRA | Palestra “Aprender a Reciclar para o Mundo Melhorar” pela Algar

A Academia do Saber – Quarteira promoveu esta sexta-feira, 23 de fevereiro, uma palestra subordinada ao tema “Aprender a Reciclar para o Mundo Melhorar”, por Vera Bastardinho, da Algar.

A palestra, que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, decorreu no Auditório do Centro Autárquico de Quarteira, bem composto, com uma assistência sempre atenta e interessada.

Vera Bastardinho deu a conhecer como funciona os aterros do Barlavento e do Sotavento, partilhando as instruções mais indicadas para uma reciclagem eficiente.

Da palestra, destacam-se algumas indicações úteis:

Ecoponto Azul – Colocar apenas papel e cartão limpos para não contaminarem os materiais limpos aí colocados;

Ecoponto Amarelo – Colocar plástico, metal e esferovite mas apenas EMBALAGENS (já não há necessidade de serem lavadas) e não outros objetos plásticos e metálicos que incluem no seu fabrico outros compostos químicos não reaproveitáveis;

Ecoponto Verde – Colocar apenas garrafas, frascos e boiões, objetos utilizados como recipientes de outros produtos (o mesmo princípio das embalagens). Nunca lâmpadas, espelhos, vidros de janelas e afins que têm na sua composição outros produtos ainda não reutilizados.

IMPORTANTE: Embalagens, papeis e vidros deitados no contentor do lixo junto do lixo indiferenciado vão diretamente para os aterros sem serem separados, não entrando na reciclagem e contribuindo para o aumento do lixo soterrado.

No final da palestra, os participantes foram brindados com um conjunto de ecopontos domésticos.

A Academia do Saber – Quarteira é um projeto da Junta de Freguesia de Quarteira e da AS-C Quarteira.

Por: Jorge Matos Dias/ PlanetAlgarve

Saiba mais revendo: VÍDEO 1; VÍDEO 2.

Categorias:Quarteira