Algarve

Instameet Arte Pública Fundação EDP ruma ao Algarve | 15 a 17 de março

De 15 a 17 de Março, a Fundação EDP e o Gerador dinamizam o Instameet Arte Pública Fundação EDP com 8 instagramers que, durante 3 dias, vão até ao Algarve, para darem a conhecer as obras do programa Arte Pública, iniciado em 2015.

Durante estes 3 dias, os instagramers são convidados a descobrir as 20 obras criadas pelos sete artistas convidados – Xana, Jorge Pereira, Mariana a Miserável, Padure, Susana Gaudêncio, Tiago Batista e Menau – no âmbito do programa Arte Pública em cada uma destas zonas mas, também, a viver a cultura local: as paisagens, a gastronomia, a história e os espaços que fazem parte do dia-a-dia da comunidade.

Para este Instameet foram convidados pela Fundação EDP e pelo Gerador, 4 instagramers: a @ana_gil_, o @diogooliveira, a @lopesrute e o @o_pinheirojose. Aos quatro convidados juntam-se, ainda, os instagramers, vencedores de um passatempo que decorreu no Instagram entre os dias 25 de Fevereiro e 8 de Março.

O programa deste Instameet é complementado por um conjunto de actividades, como a visita ao LAC – Laboratório de Actividades Criativas, entidade parceira do Programa Arte Pública no Algarve, no edifício que outrora foi uma prisão em Lagos, por um atelier de latoaria com um artesão do incrível Projecto TASA e uma conversa em torno do Grupo Folclórico de Alte, de enorme importância na região, com o apoio das autarquias locais.

O Programa Arte Pública Fundação EDP usa a arte como instrumento de inclusão social. Orientado para territórios de baixa densidade populacional, promove o acesso à arte e o envolvimento da população em novas experiências culturais.

Com mais de 80 obras em espaço público, o programa marca presença em Trás-os-Montes, Alto Alentejo, Ribatejo, Médio Tejo e Algarve, contando com o apoio da EDP Distribuição. Em 2019, o Arte Pública será alargado ao Minho (Braga) e à Beira Baixa (Fundão).

Durante o ano de 2019 serão dinamizados 11 instameets com 44 instagramers. O calendário dos próximos instameets Arte Pública Fundação EDP:
12 a 14 de abril | Ribatejo | Marmeleira (Rio Maior)
17 a 19 de maio | Médio Tejo | Vila Nova da Barquinha
06 a 08 de setembro | Minho | Braga
11 a 13 de outubro | Beira Baixa | Fundão

Categories: Algarve