Empresas

St. Patrick’s Day festejado no Baz & Minnie’s Irish Bar, em Quarteira

O Baz & Minnie’s Irish Bar, em Quarteira, comemorou ontem, 17 de março, o dia maior da República da Irlanda, o St. Patrick’s Day (Dia de S. Patrício, padroeiro da Irlanda, responsável pela evangelização dos irlandeses).

Com o bar decorado a preceito, oferta de guisado tradicional irlandês, música ao vivo com o Jorge e o anfitrião, Barrie Sinnott, com o incontornável tema The Fields of Athenry (VÍDEO 2) cantado em coro por todos os presentes.

À noite, a festa foi ainda mais divertida com a anversariante do dia a comemorar o seu aniversário com os amigos.

As comemorações do St. Patrick’s Day no Baz & Minnie’s começaram no sábado, 16 de março e terminam este domingo, dia 18 de março.

O Dia de São Patrício (em inglês: Saint Patrick’s Day, em irlandês: Lá le Pádraig ou Lá Fhéile Pádraig), é a festa anual que celebra a morte de São Patrício, padroeiro da Irlanda, e é normalmente comemorado no dia 17 de Março pelos países cujo idioma oficial é inglês. As pessoas vestem-se de trajes verde e branco, saindo às ruas numa longa caminhada festiva.

O primeiro “Saint Patrick’s Festival” foi realizado no dia 17 de Março de 1997. Em 1999 tornou-se um evento de três dias e em 2000 foi um evento de quatro dias. Em 2006, o festival durou 10 dias.

No passado, o Dia de São Patrício era apenas uma celebração da Igreja. Tornou-se um feriado público no ano de 1903. Na Inglaterra, foi introduzido no Parlamento pelo irlandês James O’Mara. Mais tarde, O’Mara introduziu a lei que proibia que os pubs (bares) fechassem no dia 18 de Março, uma providência que só foi mudada nos anos 70. A primeira manifestação ocorreu em Dublin, no ano de 1931.

O folclore irlandês alega que um de seus métodos de evangelização incluía o uso de um trevo de três folhas para explicar a doutrina da Santíssima Trindade para os irlandeses. Depois de quase trinta anos de evangelização, Patrício faleceu no dia 17 de março de 461 e, de acordo com a tradição, foi enterrado em Downpatrick. Apesar do êxito de várias missões à Irlanda empregadas por Roma, Patrício perdurou como o santo principal do cristianismo irlandês e é bastante estimado pela Igreja Católica irlandesa e de todo o mundo.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Veja também: VÍDEO 1, VÍDEO 2

Categories: Empresas, Quarteira