Algarve

Anil Sharma reeleito presidente dos Nepaleses no Algarve

A NRNARCC – Associação de Nepaleses Residentes no Algarve, com sede em Quarteira, foi a votos neste domingo, 17 de março, para o mandato de 2019/2021.

As eleições contaram com dois candidatos, o presidente em exercício, Anil Sharma, residente em Albufeira e Niranjan Sedhain, residente em Quarteira e secretário geral dos anteriores corpos sociais.

Votaram 612 nepaleses com urnas em Quarteira/Vilamoura, Albufeira, Armação de Pêra, Tavira e Monte Gordo, locais de concentração das maiores comunidades nepalesas no Algarve. O PlanetAlgarve acompanhou o ato eleitoral na cidade de Quarteira.

Ganhou a lista encabeçada por Anil Sharma, com 313 votos, tendo a lista encabeçada por Niranjan Sedhain conseguido um total de 288 votos. Os restantes foram votos nulos ou brancos.

A NRNARCC – Associação de Nepaleses Residentes no Algarve foi fundada por escritura assinada no Tribunal de Loulé no dia 5 de abril de 2018. Assinaram o documento Anil Sharma, primeiro presidente e Niranjan Sedhain, primeiro secretário geral, num ato testemunhado por mais dois associados, entre os quais Sharad Shahi, vice-presidente da NRNA Portugal, e ainda Nelson Horta e Vasco Cary, respetivamente coordenador e técnico do projeto Loulé Sem Fronteiras, que tem prestado todo o apoio a esta comunidade no Concelho de Loulé.

A associação tem sede em Quarteira, cidade que acolhe cerca de 300 nepaleses, a segunda maior comunidade de imigrantes do Nepal no Algarve.

A associação foi criada no âmbito da NRNA – Non Resident Nepali Association (Associação dos Nepaleses Não Residentes), com sede em Lisboa.

A associação tem como finalidade o apoio aos residentes nepaleses na região, promovendo atividades económicas e sociais, aumentar a efetividade da proteção dos direitos humanos de todos os nepaleses que vivem no Algarve, bem como outras atividades associativas, como festividades, espetáculos, exposições e outras iniciativas culturais e recreativas.

A NRNA Portugal

Os nepaleses não residentes (NRN), comprometidos com uma visão de fazer do Nepal uma nação pacífica e próspera, formaram a NRNA – Non Resident Nepali Association (Associação dos Nepaleses Não Residentes). É uma associação empenhada em criar uma rede global de várias associações nepalesas e agilizar a sua energia e os seus recursos a fim de permitir que a diáspora se torne num catalisador para a transformação económica e social da sua pátria.

A NRNA é apoiada por alguns dos 37 conselhos de coordenação nacional (NCC) e está estabelecida até agora em 37 países na Ásia, Europa, Austrália e América.

A NRNA Portugal é a organização mestra para os nepaleses em Portugal. A NRNA Portugal compartilha a visão da NRNA: Fazer do Nepal uma nação pacífica e próspera, bem como o seu princípio orientador, “Por nepaleses para nepaleses”. Acredita na unidade forte dos nepaleses em Portugal para obter o sucesso de cada nepalês em Portugal para a contribuição da paz e do desenvolvimento do Nepal.

O Projeto Loulé Sem Fronteiras

Este Projeto está a ser desenvolvido no Concelho de Loulé, nomeadamente nas freguesias de Quarteira, Almancil, São Clemente e São Sebastião (Loulé), que abarcam a grande fatia de imigrantes nacionais de países terceiros (NPT). O projeto visa sobretudo a facilitação da integração social, escolar e profissional de crianças; a sensibilização/informação de crianças e jovens sobre a diversidade cultural e a interculturalidade; a capacitação pessoal, parental e profissional de mulheres migrantes em situação de vulnerabilidade social; e a promoção do diálogo intercultural.

Um projeto financiado pelo FAMI – Fundo para o Asilo, a Integração e a Migração e pelo ACM – Alto Comissariado para as Migrações.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Algarve, Quarteira