Quarteira

QUARTEIRA | Nepaleses festejam Festival Holi com um dia de cores

A comunidade nepalesa em Quarteira está a festejar o Festival Holi é conhecido como o festival das cores, também chamado de ‘Phagu Purnima’ ou ‘Holi Purnima’, um festival de alegria que ocorre na primavera, no dia de lua cheia, no mês nepalês de Phalgun/Chaitra (março).

Em Kathmandu e na área montanhosa do Nepal, o Holi é comemorado no primeiro dia da primavera e no Terai (parte sul do Nepal) é celebrado no segundo dia (o dia após a lua cheia) e, aí, é feriado oficial.

Tradicionalmente, o festival costumava durar 8 dias, marcado por deitar água colorida e pó vermelho nos amigos e conhecidos e até mesmo nas pessoas que passavam na rua. Hoje em dia, é comemorado apenas durante dois dias (um dia no vale de Kathmandu e na região montanhosa) e o segundo dia na região de Terai.

Pó de cor e água colorida são atirados como uma lembrança dos futuros dias frios das monções.

O Holi é comemorado com cores, água, doces e música. As pessoas colocam cor umas nas outras como um símbolo do amor, visitando parentes e amigos. Colocam cores nos outros, comem doces e movimentam a localidade onde se encontram ao longo de todo o dia, dançando e tocando música.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira