Quarteira

Alunos de Quarteira escolhem a Lagoa do Almargem para estudarem as alterações climáticas

A turma do 5.º F da Escola Básica de Quarteira n.º 2, do Agrupamento de Escolas Drª Laura Ayres, encontra-se a participar num concurso promovido pela ESA (Agência Espacial Europeia) – Detetives do Clima.

Neste concurso, os alunos são desafiados a “fazer a diferença”. Têm como missão identificar um problema climático a partir da observação do seu ambiente local e, enquanto “Detectives do Clima”, têm que o investigar.

Para isso, podem usar dados disponíveis da observação da Terra por satélite ou mesmo fazer medições no local. Com base nas suas investigações, as equipas têm de propor uma forma de ajudar a reduzir o problema.

Os “Guardiões do Tempo” abraçaram o desafio e consideraram que a Lagoa do Almargem, como habitat de inúmeras espécies, pode vir (ou ate já estar) a ser afetada com as alterações climáticas.

Os alunos lançaram mãos à obra e a investigação já começou e, com a colaboração da Junta de Freguesia de Quarteira, realizaram uma saída de campo ao local para validar as imagens e descrições obtidas por imagens de satélite e para recolher diversas amostras/fotos que lhes permitam delimitar o problema e propor soluções.

Por: Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres

Categories: Quarteira