Quarteira

PSD Quarteira: «Para quando o melhoramento dos meios de segurança nos passadiços flutuantes de amarração no Porto de Pesca?»

No passado dia 23 de Março de 2019, teve lugar a assinatura de um protocolo entre a DocaPesca e Autoridade Marítima Nacional, visando a implementação de um Posto Marítimo  e respectiva Estação Salva-Vidas num terreno cedido pela DocaPesca. O Núcleo do PSD Quarteira, demonstra-se favorável a esta medida, pois tudo aquilo que venha a contribuir para a segurança dos pescadores no decorrer da actividade marítima ao largo de Quarteira, e socorro a banhistas, é bem-vindo e deve ser apoiado.

Porto de Pesca de Quarteira

No entanto, o Executivo Socialista da Câmara Municipal de Loulé, apresenta uma grande prontidão na hora de investir 725 mil euros dos Munícipes do Concelho em obras do Estado, quando essa era obrigação do próprio Estado, mas esquece outros pormenores que também fundamentais, fazem diferença a quando da defesa dos pertences dos Homens do Mar.

Em Fevereiro de 2014, ardeu uma embarcação no interior do Porto de Pesca, cujo socorro tardou em chegar, onde valeu a pronta acção dos pescadores que se encontravam no local e que conseguiram numa primeira fase evitar a propagação do fogo a embarcações vizinhas, por via do uso de extintores presentes nas próprias embarcações.

Em 2014 os passadiços flutuantes de amarração não possuíam:

  • Iluminação de presença;
  • Extintores de pó químico;
  • Mangueiras e bocas de incêndio;
  • Bóias salva-vidas com retinida;
  • Caixa de primeiros socorros;
  • Acesso a electricidade;
  • Escadas de emergência de acesso ao passadiço.

Hoje em 2019, também não… Nada foi feito para salvaguardar os pescadores e os seus bens.

Em Julho de 2017, arderam um número elevado de compartimentos móveis de conservação de pescado a nascente da Lota, cuja a orientação do vento de Norte-Noroeste evitou o propagar das chamas ao edifico da Lota e respectiva bomba de abastecimento de combustível, caso não fosse a acção do vento poderia ter colocado embarcações em perigo.

O Porto de Pesca de Quarteira apresenta um historial de incêndios potencialmente perigosos! O Núcleo do PSD Quarteira, vem por este meio manifestar a necessidade da melhoria e implementação destes meios de segurança contra incêndios, uma vez que se avizinham obras relacionadas com a segurança marítima, seria oportuno à Câmara Municipal de Loulé solucionar de uma vez esta questão no interior do Porto de Pesca que por dois fatídicos momentos poderia ter causado pesados prejuízos à comunidade piscatória.

A Comissão Política do Núcleo do PSD Quarteira

Categories: Quarteira