AGENDA

XVIII Triatlo Internacional de Quarteira Carlos Gravata apresentado hoje

Realizou-se ao fim da manhã de hoje, no Calçadão de Quarteira, em frente ao Dom José Beach Hotel, a Conferência de Imprensa da 18.ª Edição do Triatlo Internacional de Quarteira Carlos Gravata.

Intervieram algumas das entidades envolvidas na prova, designadamente o presidente do Município de Loulé, Vítor Aleixo; o Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto; o diretor do Dom José Beach Hotel, João Soares; o presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Vasco Rodrigues; Duarte Nuno, administrador da marca ONDA, da P&R Têxteis, com quem a federação tem uma parceria de mais de duas décadas no patrocínio dos equipamentos e vestuário das seleções de Portugal; e ainda os atletas Vera Vilaça, Laura Lindemann, Alexandre Nobre, Marco van der Stel e ainda os juniores Gabriela Ribeiro e Ricardo Batista (ambos no seu último ano como juniores) – Veja AQUI o vídeo das intervenções.

Alguns dos triatletas que amanhã irão disputar uma das taças de triatlo mais competitivas do panorama europeu foram também convocados para esta conferência e partilharam as suas expectativas para a prova.

Sábado, 27 de abril, Taça da Europa de Elites

A Taça da Europa de Elites, que irá decorrer amanhã,27 de abril, em Quarteira, inicia com a elite feminina às 13h45 e termina com a competição de elite masculina que irá partir às 16h30.

De recordar que se encontram 35 nacionalidades em prova, cerca de 700 triatletas, 400 da elite nacional e 300 da elite internacional, num panorama muito competitivo, a começar pelos atletas presentes nesta conferência.

O impacto que estes eventos alcançam, nomeadamente o triatlo, é positivo para o turismo, para a região e para os próprios munícipes que apreciam visitas, sobretudo numa altura em que o sol já costuma espreitar mas que não existem ainda as ‘enchentes’ de verão. Para os visitantes, entre atletas, acompanhantes, famílias e staff envolvido na prova, podem desfrutar de boa gastronomia, praia e outras atividades, já que Quarteira e as outras localidades circundantes apresentam excelentes condições para o desporto e lazer.

Domingo, 28 de abril, terceira etapa da Taça de Portugal de Triatlo

No dia 28 de abril,  pelas 11h30, volta-se a disputar mais uma etapa da Taça de Portugal, desta vez em Quarteira, numa competição que já se tornou clássica e que é uma das mais competitivas do calendário nacional, e que está aberta a não federados.

Integrada na 18.ª edição do Triatlo Cidade de Quarteira Prof. Carlos Gravata, a prova conta com excelentes percursos em todos os segmentos, quer nas condições para os atletas, quer no que diz respeito ao apoio do público, apresentando um dos melhores cenários para a assistência do público.

Os triatletas farão um triatlo na distância sprint com o seguinte percurso: uma natação com 750 metros num trajeto circular de uma volta com partida na praia junto ao Hotel Dom José e chegada no mesmo local. O ciclismo conta com 20km de um percurso circular de três voltas e será realizado nas principais avenidas de Quarteira, numa segmento integralmente disputado em asfalto maioritariamente plano e contando com alguns retornos apertados. A corrida de 5000 metros com percurso de duas voltas será realizada na zona pedonal da Av. Infante Sagres e na zona residencial de Quarteira. Os atletas irão correr num percurso plano, em calçada e asfalto, com a meta instalada junto do Dom José Beach Hotel.

Esta prova, que pontua para a Taça da Portugal, está neste momento liderada, em masculinos, pelo Estoril Praia Credibom e o OutSystems Olímpico de Oeiras, dois clubes que se encontram empatados, e em femininos, é a Escola de Triatlo Santo António de Évora que está à frente.

Conheça o programa dos 2 dias AQUI.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: AGENDA, Desporto, Quarteira