Loulé

LOULÉ | “Pequeno-Almoço com o Presidente”: Medida do Pacto para a Conciliação junta autarca e trabalhadores

No âmbito da adesão do Município de Loulé ao Pacto para a Conciliação integrado no “Programa 3 em Linha – Programa para a Conciliação da Vida Profissional, Pessoal e Familiar” do Governo, arrancou esta manhã mais uma medida do Programa de Qualidade de Vida e Inovação Organizacional, nomeadamente o “Pequeno-Almoço com o Presidente”, através da qual se pretende aproximar os funcionários desta Autarquia ao seu edil.


Pequeno-Almoço com o Presidente

O primeiro pequeno-almoço reuniu à mesma mesa, no histórico Café Calcinha, o presidente Vítor Aleixo e 5 funcionários. O convite, que foi recebido desde logo com muito entusiasmo por parte dos contemplados, resultou de um sorteio realizado de forma aleatória e teve como base os números dos trabalhadores. Este momento de convívio permitiu criar mais proximidade entre os trabalhadores de diferentes serviços da Autarquia e o seu presidente.

Esta iniciativa decorrerá trimestralmente e, até ao final do ano, prevê-se que mais trabalhadores possam participar neste “Pequeno-Almoço com o Presidente”.

Recorde-se que a adoção de medidas promotoras da conciliação da vida profissional, pessoal e familiar é o mote deste projeto-piloto, um compromisso assumido por 52 entidades públicas e privadas, sendo a Câmara Municipal de Loulé uma das 14 autarquias participantes.

Para além desta, outras medidas propostas neste Programa de Qualidade de Vida e Inovação Organizacional já estão a ser implementadas, nomeadamente a dispensa de serviço aos trabalhadores no período da tarde do dia de aniversário dos filhos com idades inferiores a 12 anos, bem como dispensa para acompanhamento no primeiro dia do ano letivo na creche, infantário, 1º e 5º ano de escolaridade; medidas de acolhimento e integração de novos funcionários; ou a “Caixa de Ideias”, através da qual todos os trabalhadores podem deixar as suas, sugestões e propostas, que serão analisadas e poderão dar origem a novas medidas. Ainda neste semestre está previsto o arranque de outras ações.

Para o responsável municipal, “o compromisso de promover um maior equilíbrio entre a vida profissional, pessoal e familiar é fundamental como condição de um efetivo bem-estar e produtividade organizacional e pessoal”.

Categories: Loulé