Quarteira

VILAMOURA | Alunos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa visitam Inframoura

No seguimento dos trabalhos em curso no seminário do Planeamento Estratégico da Unidade Curricular do Mestrado em Ordenamento do Território e Urbanismo, os alunos realizaram uma visita de estudo à Região do Algarve nos dias 2 e 3 de maio com o objetivo de visitar quatro instituições; sendo que uma das preferências foi a Inframoura “pela relevância que assume no processo de desenvolvimento da região” – sublinham os docentes da UC.

A visita técnica teve como objetivo desenvolver temas como a promoção de estratégias de turismo sustentável e as suas várias vertentes; a economia residencial e as suas potencialidades; mobilidade urbana e regional sustentável; desenvolvimento do cluster do mar; processo de transição energética no quadro da atividade económica do Algarve: da produção ao consumo sustentável; sustentabilidade ambiental, nomeadamente estratégias de racionalização dos consumos e aproveitamento da água, organização da recolha de resíduos sólidos e reciclagem, promoção e manutenção do espaço público.

Num primeiro momento, foi feita uma apresentação em sala cujo objetivo foi abordar todos os temas do interesse dos alunos referentes ao método de gestão da Inframoura, nomeadamente, mobilidade, gestão do espaço público, setor da água, gestão dos espaços verdes, energia sustentável, entre outros. O segundo momento consistiu numa visita de campo. Foi com grande satisfação que a Inframoura recebeu os alunos nas suas instalações e deu a conhecer as suas iniciativas, projetos e metodologia de gestão do espaço público de Vilamoura e Vila Sol.

Categories: Quarteira