Quarteira

Aula aberta de Artes Tradicionais pela Academia do Saber – Quarteira

A Academia do Saber – Quarteira promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 8 de maio, uma aula aberta de empreita e croché do módulo de Artes Tradicionais.

A aula decorreu no Largo do Centro Autárquico de Quarteira, tendo contado com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e Sónia Neves, do seu executivo.

Aprender, ensinar e conviver: um estilo para toda a vida. O projeto de intervenção comunitária da Junta de Freguesia de Quarteira, em parceria com a Associação Sócio-Cultural de Quarteira, visa proporcionar aos cidadãos da freguesia, oportunidades para novas aprendizagens, partilha de conhecimentos, experiências, motivações e afetos.

Das Artes Decorativas à História Local, da Informática ao Karaté Sénior, do Yoga do Riso ao Desenvolvimento Pessoal, num total de 32 módulos de aprendizagem, workshops, palestras e visitas culturais, que continuam a garantir o sucesso incontestável desta iniciativa. O projeto continua a apostar na integração da comunidade estrangeira, proporcionando aulas de português para falantes de inglês, francês, italiano e outras línguas.

Para uns é o sonho realizado. Para outros a continuação de um estilo de vida. Inaugurada em janeiro de 2016, a Academia do Saber registava um total de 90 inscrições no programa de atividades, divididas em dez módulos. Hoje, três anos depois, conta com 30 monitores e prevê receber mais de 300 alunos.

Embora privilegie os participantes com idades a partir dos 50 anos, o espaço está aberto a todos os cidadãos. As inscrições são gratuitas, sendo apenas exigido o pagamento de um seguro anual por aluno, no valor de dez euros.

Iniciativas como esta são contributos inestimáveis para um estilo de vida ativo e saudável da população. Esta é uma preocupação permanente da Junta de Freguesia de Quarteira, pois considera essa uma questão prioritária em todas as sociedades.

Categories: Quarteira