Quarteira

Centenário da Delegação Marítima de Quarteira | Cidade vai acolher também, em outubro, comemoração nacional do Centenário da Polícia Marítima

O centenário da Delegação Marítima de Quarteira foi celebrado ao fim da manhã desta sexta-feira, dia 10 de maio, com uma cerimónia que incluiu condecorações.

A celebração incluiu uma imposição de condecorações e o descerrar de uma placa alusiva, contando ainda com intervenções de Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé e do Capitão-de-mar-e-guerra Cortes Lopes, chefe do Departamento Marítimo do Sul, que presidiu à Cerimónia, conduzida pelo delegado marítimo de Quarteira, 1.° Tenente Luis Correia.

Marcaram ainda presença o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, acompanhado dos seus colegas de executivo, Eduardo Amardo, Sónia Neves, Paulo Alferes e Jorge Bica; a presidente da Assembleia de Freguesia de Quarteira, Lígia Brito; o vice-presidente da autarquia de Loulé, Pedro Pimpão e os vereadores Heloísa Madeira, Abílio Sousa e Carlos Carmo, o Comandante Operacional Distrital da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto; o presidente da Quarpesca – Associação dos Armadores Pescadores de Quarteira, Hugo Martins e o seu fundador e líder histórico, Helder Rita; e outras autoridades militares.

O edil louletano, Vítor Aleixo, lembrou o protocolo assinado em março para o novo Posto Marítimo e nova Estação Salva-Vidas com a presença da Ministra do Mar no sentido de “reforçar a visibilidade da Marinha aqui nesta terra de Quarteira em conjunto com a junta de freguesia, cujo presidente, o Eng. Telmo Pinto, tem tido um papel muito importante”.

O Capitão-de-mar-e-guerra Cortes Lopes, chefe do Departamento Marítimo do Sul, enalteceu “as excelentes relações institucionais com a Câmara Municipal de Loulé e com a Junta de Freguesia de Quarteira”, agradecendo “o respeito e a importância que atribuem à Marinha”, revelando: “A Polícia Marítima também faz este ano precisamente 100 anos. O aniversário da Polícia Marítima é normalmente comemorado numa cidade do país com vários eventos, nomeadamente uma cerimónia com formatura geral e um desfile, uma demonstração de capacidades e uma exposição estática. Para esta importante efeméride em 2019, que é o Centenário da Polícia Marítima, foi escolhido o Município de Loulé, designadamente a cidade de Quarteira, tendo o vice-almirante geral da Polícia Marítima desafiado e teve desde já a concordância do senhor presidente da Câmara Municipal de Loulé para Quarteira ser anfitriã deste importante evento que, em princípio, será a 20 de outubro. Tal escolha, comprova também o respeito e a importância que a Polícia Marítima dá ao Município de Loulé e à cidade de Quarteira”.

CONDECORAÇÕES

Medalha de Serviços Distintos da Polícia Marítima – Sub-chefe PM Fernando Manuel Barreiros da Silva

Medalha de Comportamento Exemplar com grau Ouro – Chefe PM Paulo José Carolino Gil

A Delegação Marítima de Quarteira foi fundada em 1919 e, segundo a Marinha Portuguesa, «desde o seu início tem representado um papel muito importante na comunidade marítima de Quarteira».

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Veja também o VÍDEO

Categories: Quarteira