Quarteira

220 artistas subiram ao palco no 1.º dia das comemorações d0 20.º aniversário da cidade de Quarteira

A prata da casa voltou a fazer furor nas celebrações do Dia da Cidade de Quarteira. Neste ano de 2019, o evento assume ainda maior relevância e simbolismo, já que a jovem cidade algarvia assinala o seu 20.º aniversário. Por isso, os cidadãos da terra foram convidados para as comemorações de 10 a 13 de maio.

Entre dança, desporto, teatro e artes manuais, não vão faltar pretextos para animar, não só quem é da terra, mas também quem visitar Quarteira nestes quatro dias de festa. Praça do Mar, Largo do Centro Autárquico e Rua Vasco da Gama são as zonas nobres da cidade onde decorrem os festejos, que arrancaram na noite de ontem, dia 10 de maio, com a dança a marcar passo.

O primeiro evento do programa comemorativo, com apresentação de Nelson Horta, contagiou a imensa multidão que assistiu à atuação dos 220 elementos dos oito grupos de dança da freguesia que passaram pelo palco da Praça do Mar: Grupo de Dança Social Juvenil da Associação Akredita em Ti com a Prof.ª Larisa Shumskaya; Alma no Passo, dos Profs. Cláudio Alegre e Cristiana Jesus; Grupo de Dança Arabesque, da Prof.ª Larisa Shumskaya;Annette’s School of Dance; Urban Expression de Quarteira; Academia de Dança do Algarve de Quarteira; e Grupo de Dança Social Sénior, da Prof.ª Larisa Shumskaya.

Muito exercício físico é o que se pede também a quem quiser participar no segundo dia festivo. Os mais novos são os primeiros a mostrar dotes desportivos durante a atividade promovida pelo Centro Desportivo de Quarteira ‘Vamos Brincar ao Atletismo’, que decorreu esta manhã, no areal em frente à Praça do Mar. À noite, no Largo do Centro Autárquico partem, pelas 20h, os atletas inscritos no 5º BTT Urbano Noturno de Quarteira, para percorrem as zonas mais emblemáticas da cidade, numa organização do Clube BTT Quarteirense.

Atores grandes e pequenos, formados no âmbito do Grupo de Teatro Comunitário de Quarteira, terão a ousadia de levar ao palco, no dia 12, a peça ‘Cinema Miami’. A partir das 21h, na Praça do Mar, os elementos deste projeto que resulta de uma parceria entre o Coletivo JAT (Janela Aberta Teatro), a JF de Quarteira e o apoio do Município de Loulé, prometem surpreender com uma representação fiel às gentes e às tradições da terra.

A alvorada, às 9h de segunda-feira 13, dá início às comemorações oficiais do Dia da Cidade de Quarteira. O Largo do Centro Autárquico acolhe meia hora depois o hastear da bandeira com formatura dos Bombeiros Municipais de Loulé e, logo a seguir, a inauguração da exposição urbana em croché ‘Mandalas da Amizade’, da responsabilidade da APROMAR-Cantinho da Amizade.

A entrega dos prémios de reconhecimento ‘Mérito Escolar’ e ‘Cidadão de Mérito da Freguesia’ volta a ser um dos pontos altos do programa oficial organizado pela Junta de Freguesia (JF) de Quarteira, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé, na segunda-feira, 13 de maio, Dia da Cidade.

Estabelecimentos Escolares e Instituições Particulares de Solidariedade Social da Freguesia, no corpo docente e não docente, serão distinguidos no âmbito do Dia da Cidade, por todo o trabalho desenvolvido ao longo destes 20 anos, em prol da comunidade. Igualmente ‘Cidadão de Mérito da Freguesia’, será homenageada a Irmã Rosa Santos que esteve ao serviço dos quarteirenses desde 1985 e recentemente se aposentou. A cerimónia de reconhecimento e a entrega de prémios ‘Mérito Escolar’ decorrem pelas 10h30, no Auditório do Centro Autárquico.

No mesmo espaço, pelas 11h00 decorrerá a cerimónia de assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Loulé e o ABC (Algarve Biomedical Center) – Rede Concelhia de Desfibrilhação Automática Externa – Coração Seguro.

Pelas 15h00, será feita uma visita às rotundas recentemente requalificadas, localizadas na Av. da Fonte Santa e na Av. Carlos Mota Pinto, onde terminarão as comemorações do 20.º aniversário da cidade.

 “Apesar de ser uma cidade ainda jovem, Quarteira apresenta um nível de desenvolvimento e de qualidade equiparado às cidades de referência na região algarvia e esse é um dos muitos motivos de orgulho que queremos deixar patente nestas celebrações”, refere o presidente da JF de Quarteira, Telmo Pinto, para sublinhar que a participação dos cidadãos da terra na efeméride tem um valor inqualificável.

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, por sua vez, relembrou que “vamos celebrar uma data inesquecível. Ainda hoje recordo há 20 anos atrás, era eu então autarca, a alegria, a emoção e o profundo orgulho que todos sentimos quando a nossa vila de Quarteira foi elevada a cidade. Este é um dos momentos da história do concelho de Loulé que guardo com muito carinho”.

Categories: Quarteira