As celebrações do Dia da Cidade de Quarteira, que tiveram o seu início no dia 10, terminaram hoje, dia 13. A jovem cidade algarvia assinalou o seu 20.º aniversário ao longo de 4 dias com dança, desporto, teatro, artes manuais, homenagens, apresentações e inaugurações.
A alvorada, às 9h, deu início às comemorações oficiais do Dia da Cidade de Quarteira. O Largo do Centro Autárquico acolheu meia hora depois o hastear da bandeira com formatura dos Bombeiros Municipais de Loulé e, logo a seguir, a inauguração da exposição urbana em croché ‘Mandalas da Amizade’, da responsabilidade da APROMAR-Cantinho da Amizade.
A meio da manhã, as comemorações centraram-se no auditório do Centro Autárquico, onde, depois da entrega dos prémios de reconhecimento ‘Mérito Escolar’ e ‘Cidadão de Mérito da Freguesia’, o edil louletano, Vítor Aleixo, apresentou o tema “Quarteira – Território, Visão e Ações”.
Seguidamente, teve lugar a assinatura do Protocolo entre a Câmara Municipal de Loulé, representada pelo seu presidente, Vítor Aleixo e o ABC (Algarve Biomedical Center), para a criação da Rede Concelhia de Desfibrilhação Automática Externa – Coração Seguro, um projeto inovador que envolve Proteção Civil, Bombeiros, INEM, GNR e Polícia Marítima, que vão passar a ter à sua disposição estes aparelhos, mas também colocá-los em pontos estratégicos, tendo em conta não só as zonas de maior população, mas também os locais mais isolados, onde as equipas de salvamento levam mais tempo a chegar.
O protocolo prevê ainda a criação de um centro académico clínico, que irá nascer em Vilamoura, o ABC – Loulé Active Health & Research – Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, que junta a Universidade do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). Um projeto apresentado pelo médico Nuno Marques (ver VÍDEO da apresentação), presidente do conselho executivo do ABC..
Um momento que contou com a presença e intervenção do presidente da ARS Algarve, Paulo Morgado.
ABC – Loulé Ative Life Health & Research
Um projeto integrado no setor da Saúde com forte aposta na inovação, tecnologia e saber. Implica a conceção e construção, ainda neste ano de 2019, de 2 edifícios com ausência de impacto ambiental, seguindo os princípios de Green Building, num investimento de 16 milhões de Euros: o ABC Loulé Active Life, localizado em Vilamoura e o ABC Loulé Health Research Center, localizado em Loulé.
ABC LOULÉ ACTIVE LIFE CENTER
O Centro irá funcionar num edifício construído de raiz, com cerca de 4000m2, e terá várias valências estratégicas para a formação e promoção de qualidade de vida ativa com forte vocação para o Turismo, designadamente:
- Centro Active Life
- Centro de Cuidados de Saúde certificados para o Turismo
- Agência de Turismo de Loulé
- ABC Meeting Center
- Centro de Formação e Simulação de Doação e Transplantação de Órgãos, Tecidos e Células
- Sede do Projeto Life (Rede Concelhia de Desfibrilhação Automática Externa – Coração Seguro)
ABC LOULÉ HEALTH RESEARCH CENTER
O Centro irá funcionar EM lOULÉ, num edifício construído de raiz, com cerca de 3500m2, com as seguintes valências estratégicas para a inovação e investigação essenciais para a área da Saúde:
- Centro de Investigação Entomológica do Algarve (CIEMA)
- Seroteca Nacional (Amostras de Sangue provenientes de dádivas)
- Banco Público de Células do Cordão Umbilical
- Biobanco do ABC para desenvolvimento de projetos de investigação
- Centro de Estudos de Segurança dos Medicamentos e Dispositivos Médicos
- Sistema de Interações Medicamentosas
- Unidade de Farmacovigilância do Algarve e do Alentejo
- Polo da Agência da Investigação Clínica e Inovação Biomédica
- Centro de Investigação Clínica do ABC
- Centro de Cirurgia Experimental do Algarve
- Centro de Literacia e Informática para a Saúde
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve










Centro ABC Loulé Active Life – Vilamoura 
Centro ABC Loulé Active Life – Vilamoura 
ABC Loulé Health Research Center 
ABC Loulé Health Research Center



