Quarteira

Vítor Aleixo apresenta “Quarteira – Território, Visão e Ações” no 20.º aniversário da cidade

As celebrações do Dia da Cidade de Quarteira, que tiveram o seu início no dia 10, terminaram hoje, dia 13. A jovem cidade algarvia assinalou o seu 20.º aniversário ao longo de 4 dias com Dança, desporto, teatro, artes manuais, homenagens e inaugurações.

A alvorada, às 9h, deu início às comemorações oficiais do Dia da Cidade de Quarteira. O Largo do Centro Autárquico acolheu meia hora depois o hastear da bandeira com formatura dos Bombeiros Municipais de Loulé e, logo a seguir, a inauguração da exposição urbana em croché ‘Mandalas da Amizade’, da responsabilidade da APROMAR-Cantinho da Amizade.

A meio da manhã, as comemorações centraram-se no auditório do Centro Autárquico, onde, depois da entrega dos prémios de reconhecimento ‘Mérito Escolar’ e ‘Cidadão de Mérito da Freguesia’, o edil louletano, Vítor Aleixo, apresentou o tema “Quarteira – Território, Visão e Ações”.

Vítor Aleixo apresentou alguns dados estatísticos de Quarteira, salientando que esta freguesia lidera o Concelho de Loulé em quase todos os indicadores económicos e sociais, destacando-se igualmente a nível nacional.

O autarca louletano fez ainda uma retrospetiva da intervenção autárquica na freguesia ao longo destes 7 anos de mandato, apresentando os projetos previstos ainda para este mandato, entre os quais se destaca o desenvolvimento do projeto do futuro Mercado de Quarteira; um novo Jardim de Infância e EB1; requalificação da Praça dos Bombeiros; beneficiação, ampliação, reparação e melhoramento nas Escolas do Agrupamento Dr.ª Laura Ayres; requalificação da Escola EB 2,3 D. Dinis, em curso e futuro Pavilhão Desportivo Multiusos; finalização do documento base da Estratégia Local de Habitação para procurar combater a dificuldade de habitação na freguesia; lançamento de concurso público de conceção do Centro de Educação e Cultura de Quarteira (CECQ); execução do projeto do Percurso Pedonal do Litoral (Passadiço Quinta do Lago – Quarteira (1.ª fase); aquisição do antigo Casino de Quarteira para albergar associativismo; construção da nova Pista de BMX na Abelheira; constituição da Agência Municipal de Turismo; requalificação da zona costeira Quarteira – Vilamoura (2.ª fase do Passeio das Dunas); desenvolvimento do projeto de prolongamento da Avenida do Atlântico (2.ª fase); instalações municipais dos bombeiros e Base de Apoio Logístico da Proteção Civil; construção do Parque de Estacionamento Melvin Jones, em Vilamoura; Quarteira LAb (Laboratório Vivo para a Descarbonização); requalificação da Alameda da Praia da Marina de Vilamoura; ligação viária entre a Rua dos Pinheirinhos (Vilamoura) e a Quinta do Romão, incluindo acesso à praia; requalificação da Rua do Sol (Vilamoura); intervenção de recalçamento das fundações do Edifício Austral, entre outras intervenções.

Veja também o VÍDEO.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira