Quarteira

PSD Quarteira e o Dia Europeu do Mar: Visita à Quarpesca – Associação dos Armadores Pescadores de Quarteira

No passado dia 20 de Maio de 2019, o Núcleo do PSD Quarteira visitou a Quarpesca – Associação dos Armadores Pescadores de Quarteira, levando a cabo a segunda visita deste périplo por instituições e associações sediadas na Freguesia de Quarteira.

O PSD Quarteira considera a Quarpesca – Associação dos Armadores Pescadores de Quarteira uma associação com uma grande implementação a nível regional e nacional, que possui cerca de 140 associados, tornando-se desta forma vital conhecer a sua realidade.

As comitivas do PSD Quarteira e da JSD Quarteira foram recebidas pelo Presidente da Quarpesca, Hugo Martins, que nos falou acerca da missão desta associação, a qual lidera desde 2015, e deixou patente alguns projetos que considera pertinentes para que os Homens do Mar se vejam dotados de mais e melhores condições para a realização da sua atividade profissional, leia-se:

  • A criação de uma cantina no interior do Porto de Pesca

Segundo edital da Docapesca n.º QU/02/2016, leia-se: “um pedido de atribuição de uma concessão privativa de uma parcela do domínio público marítimo, sita no Porto de Quarteira […] com uma área total de 400 m2, para construção e exploração de um estabelecimento de restauração e bebidas de apoio à comunidade piscatória daquele Porto de Pesca, bem como para divulgação e promoção das atividades da Associação e dos produtos da pesca da região, pelo prazo de 25 anos”.

Contudo, em 23 de Março de 2019, teve lugar a assinatura de um protocolo entre a DocaPesca e Autoridade Marítima Nacional, para a construção de um Posto Marítimo  e Estação Salva-Vidas num terreno cedido pela DocaPesca, no qual a Câmara Municipal de Loulé, vai suportar sem comparticipação do Estado, um investimento 725 mil euros para a construção destas instalações. Uma vez mais, a Cantina do Porto de Pesca de Quarteira, fica para trás.

  • A criação do estendal para as artes

Projetado para um terreno limítrofe do Porto de Pesca, neste momento, pretende-se que fique no local destinado ao parque de estacionamento, logo à entrada do Porto de Pesca. Em termos de ordenamento e organização do Porto de Pesca, o PSD Quarteira não concorda com esta opção, devendo-se manter pelo que estava anteriormente definido.

  • Questões de segurança no Porto de Pesca, escadas de emergência,  bocas de incêndio e iluminação

Chegou-se à conclusão que essas também têm sido áreas de ação da Direção da Quarpesca, numa tentativa de sensibilizar a Docapesca para necessidade de resolver essa questão, uma vez que, já tiveram lugar outras quedas no interior do Porto de Pesca, tendo a última resultado numa vítima mortal. O PSD Quarteira encontra-se em uníssono com a Quarpesca na resolução desta problemática, igualmente reforça a questão das bocas de incêndio, que não se encontram operacionais, dado o historial de incêndios potencialmente perigosos ocorridos no interior das instalações. Reforçou-se ainda a questão da iluminação nos passadiços flutuantes, devido à falta de luz que tornam perigosa a sua utilização. 

Em suma. neste Dia Europeu do Mar, é fundamental perceber a Pesca no contexto em que está inserida, como das atividades profissionais mais perigosas da Europa e do Mundo. E em boa consciência o PSD Quarteira, não pode permitir que a nossa Comunidade Piscatória, que tanto contribui em diversos níveis para o sustento de tantas famílias, para a economia social, para a nossa gastronomia e enquanto atractivo e elemento diferenciador da nossa identidade enquanto Quarteirenses e autêntico cartão de visita, possua condições de trabalho no interior do seu Porto de Abrigo, que coloquem em causa a segurança destes homens e dos seus bens.

Além desta abordagem pelo PSD Quarteira, a nossa estrutura política local, compromete-se a lançar luzes sobre estas matérias, próximo de quem de direito. O nosso agradecimento à Quarpesca na pessoa do seu Presidente, Hugo Martins, pela sua abertura e disponibilidade.

Pela Comissão Política do Núcleo do PSD Quarteira

Categories: Quarteira