A cidade de Quarteira, com uma das comunidades piscatórias mais importantes do país, reviveu mais uma vez, ao fim da tarde de ontem, 1 de junho, uma das tradições associadas ao Dia do Pescador. A população e os muitos turistas que se encontram na região nesta altura do ano puderam participar na tradicional Lavada (ou Levada), arte tradicional de arrastar para terra, durante a qual os pescadores convidam toda a população a participar no “puxar da rede” para terra e onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado.
Uma iniciativa que contou com a participação de José Apolinário, secretário de Estado das Pescas; Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé; Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia; Lígia Brito, presidente da Assembleia de Freguesia de Quarteira; vereação da autarquia louletana e restante executivo da junta de freguesia local; Hugo Martins, presidente da Quarpesca; delegado marítimo de Quarteira, 1.° Tenente Luís Correia; 1.º Sargento Ricardo Sousa, da GNR de Quarteira, entre outros.
Este ano, a vitória sorriu uma vez mais aos peixes, pois a maioria conseguiu fugir por um buraco na rede aberto na passagem por cima de um objeto soterrado debaixo do mar, a pouca distância da praia. Ficou assim cumprida a tradição, meramente demonstrativa desta arte de pesca entretanto abandonada, contribuindo assim a sustentabilidade do pescado na nossa costa.
Com um vasto programa musical e com os sabores sempre apetecíveis do marisco e do peixe fresco, apresentados em pratos confecionados pelas famílias de pescadores da cidade, os “Petiscos do Pescador” são já uma referência importante que atrai milhares de visitantes.
Os petiscos e o pescador são uma vez mais os “protagonistas” de uma festa onde a gastronomia e as tradições desta antiga aldeia piscatória se entrelaçam.
Uma iniciativa promovida pela QUARPESCA – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira, com o objetivo de homenagear a comunidade piscatória local.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira