Quarteira

Hilton Vilamoura promove jantar sensorial a favor da ACAPO

Esta sexta-feira à noite, os clientes do Restaurante La Bella Barca, na Marina de Vilamoura, foram convidados a participar num jantar sensorial, de olhos vendados. Uma experiência gastronómica diferente e, ao mesmo tempo, uma forma de sentir na pele os desafios e as dificuldades de quem não consegue ver rigorosamente nada.


Uma iniciativa solidária do Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & Spa (representado pelo seu diretor, Dinis Pires) a favor da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal.

Segundo Tomé Coelho, Presidente da Direção Nacional da ACAPO, este Jantar Sensorial (às escuras) “foi muito importante para sensibilizar as pessoas da sociedade civil, proporcionando-lhes e desafiando-as a participar numa experiência que lhes permite colocarem-se, por alguns momentos, no lugar das pessoas com deficiência visual, sentindo as dificuldades e compreendendo, ainda assim, que se consegue ultrapassar aquilo que por vezes se nos apresenta muito difícil”.

ACAPO – Associação dos Cegos e Ambíopes de Portugal

A ACAPO tem como missão a defesa dos direitos e interesses das pessoas com deficiência visual, tendo em vista a sua plena integração socioprofissional.

Para o cumprimento da sua missão, a ACAPO propõe-se a:

  • Representar e defender os direitos e interesses das pessoas com deficiência visual perante quaisquer entidades;
  • Empreender e apoiar atividades que visem promover a integridade física, psíquica e moral das pessoas com deficiência visual, bem como a sua educação, habilitação e reabilitação, formação profissional, emprego, cultura, prática desportiva e ocupação dos tempos livres; 
  • Cooperar com todas as entidades nacionais, estrangeiras e internacionais que prossigam objetivos afins; 
  • Pugnar por uma sociedade inclusiva, promovendo junto da opinião pública a imagem das pessoas com deficiência visual dignificados pela cultura, pelo trabalho e pela participação na vida social;
  • Constituir-se como centro de conhecimento em matéria de deficiência visual;
  • Propor e pugnar pela efetiva adoção de medidas tendentes à eliminação das desvantagens decorrentes da deficiência visual; 
  • Promover o desenvolvimento e a divulgação de equipamentos e serviços que facilitem a autonomia e a igualdade de oportunidades das pessoas com deficiência visual; e
  • Apoiar e divulgar medidas de profilaxia e cura das doenças do foro oftalmológico.

Na sua atuação a ACAPO terá em especial atenção as especificidades das pessoas com deficiência visual com outras deficiências, designadamente as pessoas surdocegas.

A ACAPO, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1989.
Embora recente, possui uma das mais antigas histórias do movimento associativo de deficientes em Portugal.

Fotos: Pedro Monteiro / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira