AGENDA

Plasticus Maritimus – Palestra com Ana Pêgo em Quarteira | 13 de junho

Plasticus Maritimus, uma espécie invasora

Quando era pequena, Ana Pêgo, bióloga marinha formada na Universidade do Algarve, não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. À medida que foi crescendo, apercebeu-se, porém, de que uma nova espécie invasora se tornava cada vez mais comum na areia: o plástico! Para melhor alertar para as suas consequências na vida do planeta, decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie – Plasticus Maritimus, e, desde então, nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos.

Numa parceria com a Junta de Freguesia de Quarteira e a Câmara Municipal de Loulé, Ana Pêgo traz ao Auditório do Centro Autárquico uma palestra com o objetivo de compreender a importância vital dos oceanos, desenvolver a consciência e responsabilidade ambiental e social e ainda, motivar para a alteração de comportamentos. A ação tem entrada livre e está marcada para a próxima quinta-feira, dia 13 de junho, pelas 21h00.

Cada vez mais se verificam pessoas a realizar ações de limpeza nas praias, contudo, segundo a bióloga «Mais do que limpar, temos de arranjar, rapidamente, alternativas ao plástico descartável, muitas vezes, não reciclável e tão perigoso para os ecossistemas marinhos». Inspirado neste projeto, lançou um livro intitulado “Plasticus Maritimus – uma espécie invasora” que contém informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos.

Categories: AGENDA, Quarteira