Quarteira

Marcha da Rua Gago Coutinho no desfile de S. João das Marchas Populares de Quarteira

Nas noites dos dias 12, 23 e 28 de junho, Quarteira revive um dos mais típicos e característicos eventos culturais da cidade e uma demonstração do forte bairrismo desta antiga comunidade piscatória: as festas dos Santos Populares. Arraiais, bailes e animação a cada esquina são os ingredientes de um evento que tem o seu ponto central no desfile das marchas na zona do Calçadão Nascente.

Na noite de ontem, 23 de junho, teve lugar o segundo desfile, o de S. João. A quinta marcha a desfilar foi a marcha da Rua Gago Coutinho com o tema “As Peixeiras à Portuguesa”, onde brilham Cláudio & Cris, desta vez surpreendendo entrando no recinto com um cãozinho trajado a rigor.

Estas marchas em representação das principais ruas e bairros de Quarteira atraem milhares de visitantes que aqui vêm apreciar esta verdadeira manifestação etnográfica ligada ao mar, nomeadamente os trajes, as músicas e as coreografias dos grupos participantes.

Nas três noites de festejos – Stº António, S. João e S. Pedro – centenas de quarteirenses desfilam num dos maiores eventos do género no sul do País e que é um cartaz turístico do Algarve nesta altura do ano.

A cada ano que passa, a criatividade aumenta, bem como as melhorias neste evento, sem no entanto se descurar aquelas que são as suas tradições e que o tornem tão singular e original no contexto das marchas populares que acontecem por esse país fora.

Categories: Quarteira