Quarteira

PSD Quarteira | Aprovada por Unanimidade a Proposta do PSD de Restauro, Salvaguarda e Relocalização do Farolim de Quarteira

No passado dia 26 de Junho de 2019, teve lugar a Assembleia de Freguesia de Quarteira, onde foi apresentada uma proposta para o restauro, salvaguarda e relocalização do Farolim de Quarteira, que foi aprovada por unanimidade.

Um breve historial, leia-se:

“O farolim de Quarteira entrou em funcionamento em 8 de Maio de 1927 na torre da igreja de N. S. da Conceição. O farolim mudou da torre da igreja para o depósito de água que abastece Quarteira em 1958. Depois de grande polémica entre a Câmara Municipal de Loulé, a Delegação Marítima de Quarteira e a Direção de Faróis, o farolim acabaria por mudar de lugar em Dezembro de 1960. A Câmara Municipal entendia que se corria um enorme perigo ao abastecer de petróleo o candeeiro, pois algum petróleo derramado podia introduzir-se no depósito de água. O farolim acabou por ser montado em Dezembro de 1960, numa estrutura em ferro. Esta estrutura foi adquirida à casa Barbier, Bénard & Turenneem 1923. O farolim foi eletrificado em 10 de Junho de 1962. Acabou por ser extinto e desmontado em 20 de Setembro de 1984. Em Dezembro de 2003, o farolim recuperado na Direcção de Faróis, foi instalado numa Praça de Quarteira como motivo de interesse local.” in Arquivo histórico da Direção de Faróis, Barbosa 2004.

O PSD Quarteira pretende com esta proposta que sejam tomadas todas as medidas necessárias para a defesa e perpetuação deste património, tal como foi feito no passado em 13 de Maio de 2004, com a sua instalação em Quarteira pelo anterior Executivo PSD à frente da Junta de Freguesia de Quarteira, demonstrando claramente uma grande sensibilidade para com o Património Histórico da Freguesia.

Esta proposta também contemplava que a sua relocalizado fosse no Passeio das Dunas, nas proximidades do Porto de Pesca de Quarteira, servindo não só como motivo de interesse mas também para que se mantivesse próximo da comunidade piscatória de Quarteira, que durante anos serviu como um facho de luz que dava apoio à navegação. Não foi da concordância da maioria PS da Assembleia de Freguesia e para que a sua aprovação fosse possível, não se delineou local para futura relocalização. Por fim e não menos importante, o PSD entende que devem ser tomadas todas as diligências para a sua consagração enquanto Monumento de Interesse Municipal.

Pela Comissão Política do Núcleo do PSD Quarteira

Farolim de Quarteira

Categorias:Quarteira