AGENDA

RTP vai estar em direto da Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza em Albufeira | 6 de junho

O segundo dia da Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza conta com a participação em direto do programa “Aqui Portugal”, entre as 11h00 e as 20h00. Vai ser um dia repleto de atividades, das quais destacamos vários eventos equestres, Exposição e Concurso da Ovelha Churra Algarvia, uma Mesa Redonda sobre Turismo e Citricultura, a apresentação do livro “O Perfume da Esteva” e o Concerto de António Zambujo. A Feira abre portas as portas às 9h30. Entrada Gratuita!

O dia 6 de julho promete ser bastante animado e mediático com a transmissão em direto do programa “Aqui, Portugal”, da RTP, a partir da Marina de Albufeira, entre as 11h00 e as 20h00.

Hélder Reis, Joana Teles e Catarina Camacho são os anfitriões do programa, que vai ser transmitido para todo o mundo, através da RTP Internacional e da RTP Play. Neste sábado o programa parte à descoberta do mundo rural, da pesca e do turismo, naquela que é a capital do turismo português, com os habituais momentos de conversa em direto, entrevistas, reportagens e atuações musicais.

O certame abre as portas pelas 9h30, com a apresentação da 1ª Taça de Dressage Cidade de Albufeira, uma iniciativa que pretende inscrever o nome da cidade na área dos eventos equestres.

Pelas 10h00, mas agora no campo de Tiro de Paderne, realiza-se a Taça de Portugal de Tiro aos Pratos – TRAP Federação Portuguesa de Tiro com armas de caça.

O recinto exterior da Feira abre pelas 11h00 para receber o Concurso de Mel do Algarve e a Exposição/Concurso da Ovelha Churra Algarvia.

Na parte da tarde, pelas 15h00, realiza-se uma Mesa Redonda sobre Turismo e Citricultura, subordinada ao tema “Exportar Cá Dentro”, no Restaurante Café Gazetto, localizado na Marina de Albufeira. O evento, que vai ser moderado por João Miguel Pereira, da empresa TerraProjetos, conta com a participação de Pedro Valadas Monteiro (Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve), João Fernandes (presidente RTA e ATA), Daniel do Adro (presidente da AHISA), Elidérico Viegas (presidente da AHETA), José Oliveira (presidente da ALGARORANGE), Pedro Madeira (presidente da FRUSOAL) e Paulo Duque (diretor da LARA).

O programa prossegue com vários concursos e demonstrações: Concurso de Matilhas – 9.º Troféu Duarte Rosa (15h30), Concurso de Doçaria (16h00), 23.º Concurso de Cães (16h30), Demonstração de Cães de Parar (18h30), Demonstração da Força Destacada da Unidade Especial da Polícia – Grupo Operacional Cinotécnico (19h00) e um Show  Cooking Temático (19h30).

Destaque-se, pelas 17h30, a apresentação do livro “O Perfume da Esteva”, uma obra de poesia naturalista sobre a serra algarvia, da autoria de Paulo Rosa. A obra vai ser apresentada pelo Eng.º João Bugalho, uma figura com créditos firmados a nível nacional nas áreas da caça, da pintura e da ciência.

No âmbito dos eventos equestres há, ainda, três momentos importantes a realçar: pelas 18h00, a apresentação da Escola Equestre Lusitanos de Albufeira, que irá dar a conhecer ao público o trabalho que tem vindo a desenvolver, uma demonstração de Paradressage com o Campeão Nacional de Equitação Adaptada, Pedro Félix, pelas 21h00, e meia hora mais tarde, o Espetáculo “Sentimentos Equestres”, protagonizado pela escola Lusitanus Miranda Arte, com a participação especial de Filipa Sousa.

Pelas 23h00, António Zambujo entra em palco para pôr toda a gente a cantar “O Pica do 7”, “Lambreta” e outros êxitos mais recentes.

Considerado um dos maiores representantes da música, da cultura e da língua portuguesa, António Zambujo apresenta um percurso que começou por ser traçado entre o Fado e o Cante Alentejano. No entanto, nunca ficou preso a géneros musicais, tendo chegado a editar um disco de homenagem a Chico Buarque “Até Pensei que Fosse Minha”, que lhe valeu a nomeação para o Grammy Latino, em 2017, na categoria de Melhor Disco de MPB. Já em 2018, editou o seu mais recente disco de originais “Do Avesso”, onde continua “a reinventar-se e a alargar fronteiras musicais”.

Sozinho à viola, ou acompanhado pelos seus músicos, Zambujo é muito acarinhado pelo público em concertos e festivais, em Portugal e um pouco por toda a parte, com destaque para o Brasil, tal como na Dinamarca, Azerbeijão, Israel ou Bulgária.

No dia 6 de julho, é a vez de Albufeira aplaudir António Zambujo na XXIII edição da Feira de Caça, Pesca, Turismo e Natureza.

A entrada na Feira e nos concertos é gratuita.

Categories: AGENDA, Albufeira