Quarteira

Coro Juvenil de São Pedro do Mar levou a ópera “A Coragem e o Pessimismo” ao Cine-Teatro Louletano

O Coro Juvenil de São Pedro do Mar levou na noite de ontem (13 de julho), ao Cine-Teatro Louletano, a ópera “A Coragem e o Pessimismo”, um momento de extraordinária qualidade que a cidade de Quarteira já tinha tido o privilégio de testemunhar por duas vezes no palco do salão paroquial da igreja de São Pedro do Mar.

Uma ópera adaptada da Foco Musical, organização exclusivamente dedicada ao domínio da pedagogia musical, com libreto de Gonçalo M. Tavares e música do maestro Jorge Salgueiro com Margarida, Clara, Beatriz, Eva, Filipa, Andreia, Maria Inês, Inês, Bárbara, Dinis, Filipa e Marcos.

A partir dos Lusíadas, de Luís de Camões, relata-se a aventura das Descobertas Portuguesas. Na aventura, a personagem principal chama-se ‘A Coragem’. Esta é, pois, a história dos perigos porque passa a viagem da ‘Senhora Coragem’, perigos e aventuras relatados por ‘O Poeta – Camões’.

Os perigos da viagem são personificados pela personagem ‘A Monstra’ que, afinal, não é tão má como parece, como se constata no desenlace. A ‘Senhora Coragem’ vence ‘A Monstra’ e, acima de tudo, ignora e vence ‘O Pessimista’. Ultrapassando doenças e tempestades, consegue concluir, com sucesso, a viagem, descobrindo, assim, um novo mundo. É ‘O Poeta Camões’ que relata e celebra este grande acontecimento.

No final, ‘O Poeta’ lembrou que, quem levar consigo ‘O Pessimismo’, nunca chegará ao outro lado.

Texto: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Fotos: Telma Santos

Categories: Quarteira