Quarteira

QUARTEIRA | Noite de Fados com Isa de Brito e André Catarino

Na noite desta segunda-feira, 29 de julho, a Praça do Mar, em Quarteira, encheu-se de gente para a Noite de Fados com a artista da terra, Isa de Brito, com o fadista convidado André Catarino, acompanhados pelos músicos Ricardo J. Martins na guitarra portuguesa e Cláudio Sousa na viola de fado.

Uma iniciativa inserida na programação do Mare Funtastic, da Junta de Freguesia de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

Sobre Isa de Brito

Desde tenra idade (6 anos), começou por fazer parte do grupo das Florinhas de Quarteira (grupo organizado por freiras que davam ensinamentos básicos de música, dança e teatro a crianças).

Participou em Festivais de Música Infantil, interpretando temas originais. O mais emblemático foi o tema “O Passarinho Branco” que a fez vencer os prémios de Melhor Letra e 1.º lugar no Festival Infantil da Mexilhoeira da Carregação, quando tinha 10 anos de idade.

Foi representante da Vertente Infantil, pela Kiss FM, no concurso “Cidade contra Cidade”, no programa de televisão Big Show Sic.

Desde os 13 anos que participa como intérprete nas Marchas Populares de Quarteira. Nos últimos anos tem interpretado a Grande Marcha (que dá mote ao desfile das 8 marchas que desfilam).

Aos 15 anos começou a fazer parte do Grupo de Teatro Amador de Quarteira, como cantora e atriz. Aos 18 anos interpretou a personagem Amália Rodrigues num musical organizado pelo mesmo grupo. Foi quando se apaixonou pelo Fado e começou a cantá-lo.

Desta feita, começou a participar em concursos de Fado Amador, onde ganhou muitos prémios, nomeadamente o prémio Revelação no Concurso de Fado Amador de Olhão, foi vencedora do Concurso de Fado de Amador de Albufeira e de Lagos, entre outros.

Faz parte do grupo Al Mouraria desde 2005, grupo que já editou três trabalhos discográficos: o primeiro em 2006, “Em tudo na vida há Fado”, o segundo em 2010, “Fadinho a Dois” e o terceiro em 2014, “Fado Tango”.

Este trabalho foi criteriosamente elaborado pela produção, tendo sido gravado num dos melhores estúdios nacionais, “Estúdios Pé de Vento”, sendo constituído na sua grande maioria com temas originais. Inclui poetas e músicos como Rosa Lobato Faria, Maria Manuela de Freitas, Paulo Abreu de Lima, Amália Rodrigues, Natércia de Aguiar, Lolita Ramirez, Carlos Manuel Proença, Valentim Filipe, Alain Oulman, Alfredo Marceneiro, Armando Machado, etc., além de alguns poemas assinados pela própria fadista.

Tem a participação de músicos como Jorge Fernando (viola de fado) que também, conjuntamente com o produtor Valentim Filipe, asseguraram os arranjos musicais, José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Tiago Valentim (baixo acústico), Ruben Bettencourt (guitarra clássica) e Zé Alves Dias (violino).

Já viajou com o seu Fado para alguns países como Holanda, Espanha, Alemanha, Luxemburgo, Argentina, Cabo Verde e Estados Unidos da América, entre outros.

Em 2012, lança o seu primeiro trabalho a solo. Apesar de há muito solicitado, houve o bom senso de deixar estabilizar a voz, circunstância que só o passar dos anos permitem. Assim, também houve mais tempo para preparar o trabalho que foi gravado num dos melhores estúdios de som e rodear-se dos melhores músicos e técnicos, que ajudaram a fazer do “Sorriso da Alma” um CD de referência.

Sobre André Catarino

Nasceu em Faro em 1991 e reside em Loulé. Desde criança que se encantou pela música, mais especificamente pelo Fado. Foi finalista mensal do Grande Prémio do Fado do programa da RTP1, Portugal no Coração, apresentado por Tânia Ribas de Oliveira e João Baião. A pouco e pouco, tem conseguido crescer como músico e atualmente faz vários trabalhos, tendo começado apenas há pouco tempo a nível mais profissional.

Categories: Quarteira