Quarteira

Movimento Sou Quarteira inaugura exposição urbana “Heróis” e laça livro alusivo

A exposição “Heróis” foi inaugurada ao fim da tarde deste domingo, 11 de agosto, pelas 19h30, passando a estar patente ao público nas ruas da cidade de Quarteira. Na ocasião foi ainda lançado um livro sobre esta iniciativa, numa sessão que decorreu no largo do Centro Autárquico de Quarteira.

Imaginada pelo movimento social e cultural Sou Quarteira (cujo mentor é o artista quarteirense Dino D’Santiago), em parceria com o fotógrafo Mike Correia, a exposição “Heróis”, transversal a qualquer cargo, etnia e crença religiosa,  junta 15 personalidades de Quarteira que, nas décadas de 80 e 90 do Séc. XX, marcaram gerações de pessoas que hoje se encontram pelo mundo, mas que nunca esqueceram aqueles que lhes ensinaram o que era empatia, coragem, educação, seriedade e persistência. Neste projeto, a celebração dos valores mais positivos é personificada por um grupo de notáveis que nunca baixou os braços e soube olhar para rapazes e raparigas com a compreensão e dedicação que mereciam. 

A apresentação da exposição urbana foi feita pelos quatro jovens locais do movimento, Dino d’Santiago (através de mensagem transmitida pelo irmão), Inês Oliveira, Miguel Jacinto e Naomi Guerreiro e ainda pelo fotógrafo Mike Correia. Intervieram ainda o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo e o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto.

Veja a intervenção de Vítor Aleixo AQUI.

Veja a intervenção de Telmo Pinto AQUI.

No final das intervenções, os Heróis de Quarteira juntaram-se aos oradores para uma foto de grupo.

A apresentação contou ainda com a presença da presidente da Assembleia de Freguesia, Lígia Brito; de Sónia Neves, do executivo da junta de freguesia; dos vereadores da CML, Heloísa Madeira, Marilyn Zacarias e Carlos Carmo e ainda da deputada Jamila Madeira, entre muitos outros.

O movimento social e cultural Sou Quarteira procura afirmar a identidade de Quarteira na sua globalidade – geográfica, cultural, social e económica -, procurando mostrar a diversidade de experiências culturais e sociais que valorizam a cidade, para além da indústria do turismo balnear e da hotelaria.

Em parceria com a Câmara Municipal de Loulé e com o apoio da Junta de Freguesia de Quarteira, o movimento social e cultural Sou Quarteira realiza ainda um Festival de Música que acontece nos dias 16 e 17 de agosto, no Passeio das Dunas, bem como um documentário, com antestreia agendada para o Festival. 

Para mais informações sobre o festival: https://www.souquarteira.com/

Texto: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Fotos: Pedro Monteiro / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira