Quarteira

Quarteira na rota do FOLKFARO 2019 com as Mondadeiras das Barrosas e folclore da Turquia

O maior festival de folclore do Sul, o FolkFaro, passou esta noite pela Praça do Mar, em Quarteira, com as atuações do Rancho Folclórico As Mondadeiras das Barrosas – Salir e do grupo da Turquia, Penfolk Sarfolk (Pendik – Istambul).

“Culturas e Ritmos do Mundo” estão a ser representadas durante 9 dias no maior festival de folclore do Sul de Portugal. O FOLKFARO é uma verdadeira montra das músicas e danças do mundo. A cidade de Faro é o centro deste festival, mas muitas outras localidades algarvias (e não só) também conhecem diferentes coloridos e ritmos trazidos pelos grupos dos quatro cantos do mundo, que participam no festival entre 17 e 25 de Agosto.

O FolkFaro é uma organização anual do Grupo Folclórico de Faro, que conta com o apoio principal do Município de Faro e vai já para a sua 17ª edição. Músicas, danças, cantares e trajes de povos de diferentes continentes, e mais de quatrocentos participantes, entre bailadores e músicos, irão mostrar a riqueza das tradições populares das suas terras.

O FOLKFARO é o único festival do sul de Portugal com a certificação internacional do CIOFF®-Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais, uma organização não-governamental (ONG) com relações formais de consulta com a UNESCO, criada em 1970 com o objetivo de salvaguardar a promoção e difusão da cultura tradicional e do folclore. Está atualmente representado em mais de 70 países e reúne mais de 250 festivais internacionais em todo o mundo.

O FolkFaro apresenta ainda diversos espetáculos nas freguesias de Faro e nos concelhos de Loulé, Olhão, S. Brás de Alportel, Tavira e Vidigueira, num total de 15 localidades. Diversos grupos do FolkFaro participarão nos festivais de Moncarapacho e da Luz de Tavira, em parceria com os grupos folclóricos locais. É renovada também a parceria com o Festival de Danzas de Villablanca (província de Huelva – Faro), com a partilha de grupos internacionais entre os dois festivais.

Para além do apoio principal da Câmara Municipal de Faro, outras entidades públicas como a Direção de Cultura do Algarve, a Fundação Inatel, as Câmaras Municipais de Loulé e S. Brás, a Junta de Freguesia de Quarteira, as juntas de freguesia do concelho de Faro, Teatro Municipal de Faro, Ayuntamento de Villablanca, Fagar e Mercado Municipal apoiam ou colaboram com a organização do evento.

Categories: Quarteira