AGENDA

CCDR Algarve e Algarve Biomedical Center promovem reflexão sobre contributos da Dieta Mediterrânica para o desenvolvimento regional

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve), o Programa Operacional Regional do Algarve CRESC ALGARVE 2020 e o Centro de Informação Europe Direct participam na 7ª edição da Feira da Dieta Mediterrânica, de 5 a 8 de setembro, em Tavira, promovendo a reflexão sobre a estratégia para o Algarve e a Europa na próxima década.

Entidade responsável pela dinamização da Comissão Regional da Dieta Mediterrânica, a CCDR Algarve e demais entidades contam com o apoio financeiro do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 na dinamização do Plano de Salvaguarda da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade, envolvendo-se direta e indiretamente na preservação deste património regional indispensável, quer na promoção de projetos de valorização de produtos regionais (artesanato, festividades, gastronomia, tradições, etc.), quer através da prossecução das suas atribuições e competências em matéria de coordenação regional de políticas públicas nos domínios do ambiente, desenvolvimento regional e ordenamento do território e de aplicação dos fundos da União Europeia, no âmbito da estratégia Portugal 2020 – acordo de parceria estabelecido entre Portugal e a Comissão Europeia.

De acordo com a UNESCO, “a Dieta Mediterrânica é um conjunto de competências, conhecimentos, práticas e tradições relacionadas com a alimentação humana, que vão da terra à mesa, abarcando as culturas, as colheitas e a pesca, assim como a conservação, transformação e preparação dos alimentos e, em particular, o seu consumo. O seu nome deriva da palavra grega díaita, que significa modo de vida. Compreendendo mais do que a alimentação, constitui um elemento cultural que propicia a interação social, em que as refeições em comum são uma pedra angular dos costumes sociais e da celebração de acontecimentos festivos, e a qual originou também um conjunto considerável de conhecimentos, cânticos, refrões, contos e lendas. Com a Dieta Mediterrânica, promulga-se uma atitude de respeito pela terra e a biodiversidade, garantindo a conservação e o desenvolvimento de atividades tradicionais e artesanais ligadas à agricultura e às pescas, presentes em muitas comunidades dos países do Mediterrâneo”, e em particular no Algarve.

Que contributos para o desenvolvimento sustentável do Algarve?

Num ambiente informal, à volta da mesa, pretende-se discutir com os “convivas”, as oportunidades que a Dieta Mediterrânica congrega, enquanto desafio societal transversal, mote para o desenvolvimento regional, que se deseja competitivo e sustentável. As oportunidades serão enquadradas pelos domínios temáticos mobilizados na Estratégia Regional de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente (RIS3 Algarve), numa altura em que a região discute a sua estratégia para a próxima década.

Esta iniciativa promovida pela CCDR Algarve, em parceria com o Algarve Biomedical Center (ABC), destina-se exclusivamente a convidados, representantes da hélice quádrupla regional, dos diferentes domínios de especialização inteligente do Algarve (Turismo; Mar; Saúde; Energias Renováveis; Agroalimentar; TIC e Indústrias Culturais e Criativas, tendo lugar no mercado Municipal de Tavira.

Europe Direct na Feira da Dieta mediterrânica com receitas para mudar o mundo

A Feira Mediterrânica está de volta à cidade de Tavira para mais uma edição, a sétima. O Europe Direct Algarve, que a CCDR, um dos organizadores acolhe,  volta a marcar presença no certame que se vem tornando cada vez menos um evento lúdico e mais espaço de reflexão e descoberta.

Há uma forte expectativa com a Cimeira do Clima que começa no próximo dia 23 de setembro em Nova Iorque. António Guterres, Secretário-Geral da ONU, ao convocar a Cimeira referiu que o mundo está hoje “em sérios apuros com a “alteração climática” e que esta é uma “questão de vida ou de morte” (do planeta e portanto da espécie humana). Que não seja apenas mais uma Cimeira e que não tardem novas medidas concretas com uma mais forte ética ambiental.

A União Europeia está ela própria também seriamente comprometida no cumprimento dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Presidência Finlandesa escolheu a divisa: “Uma Europa sustentável, um futuro sustentável” para o mandato que cumprem até 31 de dezembro.

Para além do stand EUROPE DIRECT ALGARVE com informação publicações e passatempos sobre a Europa para todas as idades, sugerimos algumas atividades do programa geral e organizamos outras, sempre indicadas como Hora da Europa=Hora do Planeta, com informação/reflexão sobre alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável https://www.ods.pt/ods/

De 5 a 8 de setembro destacamos do programa geral a 5, 6 e 7 de setembro, sempre às 19h30, a Oficina de Danças Europeias

Dias 5 a 8 também, na sala André Pilarte, esará patente a exposição Voluntariado Ambiental para a Água – ODS 11 – com colaboração da Agência Portuguesa de Ambiente – Administração Regional Hidrográfica do Algarve (APA-ARH Algarve) e dos parceiros da rede Voluntariado Ambiental para a Água.

Dias 5, 6, 7, 8, sempre às 18 horas, em frente à sala Andre Pilarte, promovemos as sessões “Receitas para mudar o mundo” com um convidado, “Chef” do seu ofício,que todos os dias à hora certa nos trará sugestões de gestos e atitudes que podem de facto mudar o mundo:

Dia 5: ODS 11 – Cidades e Comunidades sustentáveis – Paula Vaz, da APA-ARH

Dia 6: ODS12 – Produção e Consumo Sustentáveis – Maria de Lurdes Carvalho, da CCDR Algarve

Dia 7: ODS 14 – Oceanos e mares – Nicola Blanc, da SCIAENA

Neste dia no mesmo espaço, às 17 horas, celebração da Europa ao ritmo do Hip Hop com a Associação Urban Xpression pela Hip Hip Europa, ODS 3 vida saudável

Dia 8: ODS 3 – Vida Saudável – Maria Palma Mateus, da Universidade do Algarve (UALG)

Dia 8, 15horas – Europa&estórias… de encher o papo (Largo D. Ana) ODS4 Educação, estórias para toda a família selecionadas por Maria Luísa Francisco e a colaboração da Direção Regional de Agricultura do Algarve.

#CCDRAlgarve #DietaMediterranica #WorldHeritage #UNESCO #Património #PatrimónioCultural #Cultura #Agricultura #Economia #Turismo #Ambiente #EuropeDirectAlgarve #Portugal2020 #Algarve2020 #EUinmyRegion #7FDM2019 #Tavira #Algarve #OqueaEuropafazpormim #FuturodaEuropa #EuropeDirectAlgarve #FazaTuaParte #SDG #ODS #ObjetivosDesenvolvimentoSustentavel #jámudasteomundohoje

+ INFO: PROGRAMA INTEGRAL DA FEIRA DA DIETA MEDITERRÂNICA

Categories: AGENDA, Saúde, Tavira