AGENDA

Faro apresenta Semana Europeia da Mobilidade | 16 de setembro

No próximo dia 16 de setembro de 2019, pelas 10h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Faro, decorrerá uma conferência pública de abertura e apresentação do programa da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre a partir da mesma data.

As questões da mobilidade são mais um perfil de um rosto maior: a pegada ambiental. Uma matéria pela qual nos devemos todos responsabilizar e que começará em Faro, agora e mais que nunca, a assumir o papel e importância que lhe é legítima na nossa vida. Uma semana dedicada ao tema da mobilidade leve, alternativa e sustentável. Uma semana dedicada à saúde, às boas práticas e à reabertura das zonas históricas ao seu melhor usufruto: o pedestre.

Reaproximar cidade e pessoas, património e contemplação. Celebrar o presente, defendendo o futuro. Este é o verdadeiro desígnio do programa da Semana Europeia da Mobilidade de Faro.

Dos objectivos definidos para a produção da SEM destacam-se os seguintes:

  • Encerramento de vias tradicionalmente transitáveis como medida de sensibilização e alerta;
  • Proporcionar experiências de usufruto de todos os meios de mobilidade leve e alternativa disponíveis;
  • Criação de uma feira de ativações (fim de semana de 21 e 22 de Setembro) subordinada ao tema da sustentabilidade com um pograma de sensibilização alargado.
  • Garantia de execução de medidas permanentes de defesa da mobilidade para e no concelho de Faro;
  • Consolidar o peso e importância que as questões da mobilidade terão de forma progressiva e responsável, de agora em diante, em matéria de gestão autárquica.

Quer esta nota ainda salientar que a construção de todo o programa da SEM é fruto e resultado da parceria e auscultação das ideias e vontades de entidades locais, públicas e privadas, com trabalho e experiências nas áreas da mobilidade e da sustentabilidade e que, desde logo, abraçaram o projeto.

Categories: AGENDA, Faro