AGENDA

Concerto no Dia Mundial da Música marca arranque da nova temporada da Orquestra Clássica do Sul | 1 de outubro

A Orquestra Clássica do Sul convida os coralistas do Coro da OCS para celebrar o Dia Mundial da Música, com um concerto que terá lugar no dia 1 de Outubro no Teatro das Figuras, em Faro. Aos naipes do Coro junta-se a voz de Rui Baeta, barítono natural de Faro, que irá interpretar alguns temas no papel de solista.

Orquestra Clássica do Sul e Coro

Sob o título “Uma Viagem em 80 compassos”, o programa de dia 1 de Outubro contempla temas diversos e cujo cenário “viaja” por diferentes países do mundo. O programa inicia com a Abertura de “Orfeu nos Infernos” de J. Offenbach, seguindo-se o “Dueto Barcarolle” (Contos de Hoffmann) do mesmo compositor e excertos de um dos mais famosos ballets do mundo, o “Quebra-Nozes” de P. I. Tchaikovsky.

Seguimos viagem pela Pérsia através da obra de G. F. Haendel, “Ombra mai fu” (Serse), pela Índia com o “Dueto das Flores” (Lakmé) de L. Delibes e por Itália, pela mão do compositor G. Rossini e a sua Abertura de “Il signor Bruschino”. A interpretação da ária “Vedi, le fosche notturne” (Il Trovatore) de G. Verdi encerra a primeira parte do concerto.      

Visitamos a Áustria dos irmãos Strauss em “Kaiser-Waltzer”, de J. Strauss II, a Alemanha com a obra de Gounod, “Avant de quitter ces lieux” (Fausto) e os países E.U.A. e Japão com “The Stars and Stripes Forever” de J. P. Sousa e o “Coro dos Pescadores” (Madama Butterfly) de G. Puccini. A obra de C. Garcia, “Suite n.º 2 ‘pro Hermeto’” remetemo-nos para os países irmãos Brasil e Portugal e terminamos esta viagem musical em Espanha, com a ária “Votre toast, je peux vous le rendre” da conhecida ópera de G. Bizet, “Carmen”.

O concerto comemorativo do Dia Mundial da Música será apresentado pela jornalista e pivot Lurdes Baeta e assinala o início oficial da nova temporada da OCS, que decorre de outubro deste ano até setembro de 2020. Com novos ciclos e propostas musicais, a programação da próxima temporada mantém a aposta na divulgação do trabalho de compositores e obras de relevante importância histórica bem como do trabalho de compositores contemporâneos e na conquista de novos públicos e de mais espetadores, conferindo uma especial atenção à audiência infantojuvenil.

Ainda durante o mês de outubro terão lugar os concertos que marcam o início do ano letivo 2019/2020 da Universidade do Algarve (dia 5 no Museu Municipal de Faro e no dia 19 na Igreja Matriz de Portimão); o segundo concerto do ciclo “Diálogos Musicais” que será uma “Desgarrada Clássica”, a ter lugar no dia 10 de outubro no foyer do Teatro das Figuras; o concerto “Grandes Compositores Vienenses” no Auditório Municipal de Albufeira no dia 18; o “Eva Classical Experience”, no Eva Senses Hotel em Faro no dia 24; e o Ciclo de Música de Câmara que passará pelo concelho de Silves (Igreja Matriz de Tunes) no dia 31 de outubro.

Entre as novidades da Temporada 2019/2020 surge o ciclo “Notas à Conversa na Igreja de S. Vicente”, um conjunto de concertos de música de câmara que terão lugar ao final do dia, neste espaço icónico da cidade de Évora e a 3.ª edição do “Lethes Clássico” está também confirmada com seis concertos previstos para o espaço singular do Teatro Lethes em Faro.

Em dezembro regressam os Concertos de Natal que este ano vão ser abrilhantados pela presença do Coro da OCS, que vai juntar-se aos músicos e maestro para uma interpretação diferente das tradicionais obras alusivas à época.

O ano de 2020 inicia com os Concertos de Ano Novo em dose dupla no Cineteatro Louletano, que acolhe dois concertos da OCS no dia 1 de janeiro. A estreia do Coro da Orquestra Clássica do Sul na sala da Culturgest em Lisboa é outro dos grandes momentos que assinala o novo ano, a acontecer no dia 4 de janeiro.

Inspirada nos famosos bailes de Viena de Áustria, a Orquestra Clássica do Sul vai apresentar uma estreia no sul do país com a organização de um Baile Vienense. No Eva Senses Hotel, em Faro, realizar-se-á um jantar de gala seguido de um baile e concerto interpretado pela OCS. Este momento terá lugar no dia 31 de março de 2020.

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo de quase duas décadas de atividade, a OCS retomará em 2020 os ciclos “Promenade” e “Concertos Pedagógicos”, direcionados às famílias e ao público escolar, respetivamente, e os Concertos de Verão, com ciclos diferentes e programas mais ligeiros. 

Categories: AGENDA, Algarve, Faro