O marabu-grande é uma impressionante ave da família das cegonhas, outrora comum nalgumas zonas da Ásia. Hoje em dia, a população global desta espécie encontra-se “Em perigo” de extinção e estima-se que apenas existam entre 800 a 1200 indivíduos, dos quais, aproximadamente 75% reside em Assam, distrito de Kamrup, Índia.
As principais ameaças para estas aves corpulentas estendem-se desde: 1) número insuficiente de árvores adequadas para a construção dos ninhos, 2) redução dos locais de nidificação, 3) destruição dos ninhos pela acção do Homem, bem como, por tempestades e, 4) quedas potencialmente fatais das crias nos ninhos.
O programa para a conservação da comunidade de marabus-grandes de Kamrup tem influenciado positivamente os seus residentes, no sentido de mostrar como estas aves carnívoras e necrófagas são importantes nesta região. Ademais, este programa dedica-se à construção e implementação de estruturas artificiais para ninhos que podem aumentar a capacidade de nidificação e até tornar possível que estas cegonhas se reproduzam mais próximo das zonas de alimentação, em áreas protegidas. Três conjuntos destas estruturas foram construídas nos últimos 2 anos e duas delas produziram uma cria, uma das quais abandonou o ninho com sucesso a 5 de Maio de 2019.
Este projecto foi acarinhado a nível local e regional pelo governo, assim como pelos seus habitantes.
Neste sentido, o Zoo de Lagos juntou-se a este projecto de conservação através do financiamento para a construção de uma estrutura de nidificação usando materiais como bambu da região e corda. Acreditamos que, com este contributo, podemos ajudar no crescimento da população destas maravilhosas aves, parentes do Marabu, espécie que se reproduz todos os anos no Zoo de Lagos.

Casal de marabus-grandes com cria no ninho – foto: Purnima Devi Barman 
Marabu-grande em estrutura de nidificação 
Desenho esquemático das estruturas de nidificação
Categorias:Lagos


