AGENDA

Apresentação da revista al-úlyá n.º 21 no Arquivo Municipal de Loulé | 21 de novembro

No próximo dia 21 de Novembro, pelas 10:00, no Arquivo Municipal de Loulé, irá realizar-se a apresentação pública da revista al -úlyà nº 21. Este volume é na íntegra constituído com artigos e depoimentos em homenagem ao Professor Joaquim Romero Magalhães, patrono do Prémio de Investigação da revista.

Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, e Manuel Pedro Serra, diretor da revista, farão a sessão de abertura. O programa da apresentação contará com cinco painéis: “Tempo e espaço na aprendizagem de um economista” (por José Reis), “Cooperando com Joaquim Romero Magalhães” (por João Sabóia), “Ao Joaquim Magalhães” (por Luís Reis Torgal), “As minhas memórias académicas e cívicas com o Prof. Romero Magalhães” (por Vilhena Mesquita) e “Romero, Algarvio!” (por José D’Encarnação).

No final terá lugar a oferta deste número da Revista Al-‘Ulyà ao público presente, seguindo-se uma visita às instalações do Arquivo Municipal.

Caso queira assistir à sessão, inscreva-se através do link  http://www.cm-loule.pt/pt/menu/1560/divulgacao.aspx#revista-al-ulya-n-21

Refira-se que a Revista Al-Úlyá é uma publicação de investigação científica interdisciplinar de divulgação cultural da propriedade da Câmara Municipal de Loulé, produzida e editada pelo então Arquivo Histórico Municipal, em 1992. Concebida para um segmento de público especializado, tem a particularidade de atrair também leitores com o interesse comum pelo estudo e conhecimento das Ciências Sociais, das Humanidades e do Património Histórico-Cultural.

Nas últimas duas décadas, a Al-Úlyá permitiu o registo e a difusão sistemática e rigorosa das pesquisas no âmbito da arqueologia, da história local, do património arquitetónico, etnográfico e cultural, alterando positivamente e por completo a forma de encarar as questões do património histórico-cultural que, por mérito próprio, passaram a ocupar um lugar estratégico no desenvolvimento do Município.

Recentemente, a revista foi disponibilizada na Web como resposta adequada às exigências dos investigadores e do público em geral, mas também, por forma a ampliar a afirmação dos valores da identidade louletana. Neste momento é também possível aceder aos artigos das edições da Revista que se encontram esgotadas, disponibilizadas aos interessados mediante o preenchimento online de um formulário.

Categories: AGENDA, Loulé