Consumidor

QUARTEIRA | Sessão informativa “De Olho no Rótulo” pela DECO

A Academia do Saber – Quarteira, em conjunto com a DECO PROTESTE, promoveram uma sessão informativa denominada “De olho no rótulo, pela sua saúde” na tarde de sexta-feira, dia 15 de novembro, no Dom José Beach Hotel.

Uma iniciativa dirigida aos alunos da Academia do Saber e aberta a toda a população.

Uma sessão apresentada por Mafalda Silva, do Gabinete de Projetos e Inovação da DECO Algarve, que partilhou com o público presente informação de como descodificar rótulos, identificar a gordura, o sal e o açúcar dos alimentos e como optar pelos alimentos nutricionalmente mais equilibrados.

Em Portugal, o consumo de açúcar, gordura e sal, está bastante longe do ideal. Por ano, os portugueses consomem em média 31,5kg de açúcar, o equivalente a 89,5g/dia (cerca de 15 pacotes de açúcar) e a ingestão média diária de sal é de 10,7kg, o que vai muito além do recomendado, que é de 5 a 6g por dia.

As nossas escolhas alimentares têm um enorme peso na nossa saúde e no nosso rendimento físico e intelectual do dia-a-dia. No entanto, fazer escolhas alimentares mais equilibradas nem sempre é uma tarefa fácil nos dias que correm, já que a oferta de produtos no mercado é muito diversificada e complexa.

O veículo privilegiado para o consumidor obter as informações certas e poder fazer a melhor escolha sobre os alimentos disponíveis é, sem dúvida, a sua rotulagem. A leitura e interpretação dos rótulos é a forma mais prática, rápida e acessível de obter informações dos produtos alimentares relativamente à sua composição, qualidade e validade.

Aliás, com a nova legislação sobre a prestação de informação aos consumidores, passou a ser obrigatório incluir nos rótulos essa declaração nutricional.

Por tudo isso, a DECO lançou a campanha De olho no rótulo, pela sua saúde!, pretendendo esta iniciativa precisamente ajudar os consumidores na leitura e interpretação dos rótulos dos produtos alimentares para uma correta interpretação da informação nutricional dos alimentos.

Assim, no âmbito deste projeto, a DECO preparou dois cartões que tornam aquela interpretação simples e rápida. Descarregue-os no sítio da DECO na internet, imprima e leve-os sempre carteira porque na hora de ir às compras vai ser-lhe útil.

A ação da DECO ajuda-o a ver os rótulos com outros olhos e a comer melhor e isso pode ser o passaporte para uma vida mais saudável.

Categories: Consumidor, Quarteira