Faro

Bordeira festejou em grande o Centenário das Charolas

A localidade de Bordeira, na freguesia de St. Bárbara de Nexe, Faro, assinalou este ano o centenário da criação das charolas. A comemoração foi em grande e decorreu em dois tempos, nos dias 1 e 6 de janeiro.

A centenária tradição das charolas em Bordeira é uma tradição pagã que junta várias gerações nas ruas da aldeia, todos os Dias de Reis.

Nos dias 1 e 6 de Janeiro de 2020, todos os caminhos foram dar a Bordeira e o PlanetAlgarve não foi exceção.

A Comissão Bordeirense de Charolas, em ano de festejos do centenário desta tradição, desafiou “todos os bordeirenses e amigos de Bordeira para nos visitarem… Venham festejar connosco 100 anos de História” e o convite foi aceite em massa com imensos grupos de pessoas a darem vida a Bordeira, enchendo a Cocheira, cafés, a Sociedade Recreativa Bordeirense e o Centro de Atividades ao Ar Livre D. Leonor.

Tudo começou no primeiro dia do ano e prosseguiu no dia 6, Dia de Reis, com seis charolas de Bordeira, com cerca de 150 charoleiros, a tocar e cantar em conjunto Marcha do Centenário num momento único, nunca antes vivido nesta localidade.

Seguidamente, todas as Charolas de Bordeira desfilaram até à Sociedade Recreativa Bordeirense para inaugurar a placa comemorativa de 100 Anos de Tradição.

O dia terminou em apoteose no Centro de Atividades ao Ar Livre D. Leonor, com as 6 Charolas Bordeirense a tocar a Marcha do Centenário.

A Marcha do Centenário foi composta por Nelson Conceição e Daniel Rato, com letra dos principais poetas populares da atualidade de Bordeira.

Destaque ainda para o historial do Centenário das Charolas da Bordeira apresentado por Coelho Mestre (ver VÍDEO).

Os festejos terminaram com bolo de aniversário, fogo de artifício e a certeza de que esta é uma tradição que continua bem viva, mobilizando novos e velhos.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Veja também: VÍDEO 1; VÍDEO 2; VÍDEO 3; VÍDEO 4.

Categories: Faro